quinta-feira, 16 de maio de 2013

Eucalipto de grande porte dá origem a «Totem»


    Eucalipto de grande porte dá origem a «Totem» na Serra de Sintra
A Quintinha de Monserrate oferece aos visitantes mais um marco na paisagem de Sintra: um totem com cerca de 7,5m de altura e 3m de diâmetro médio, esculpido a partir do tronco de um eucalipto com cerca de 100 anos, muito alto, que teve que ser abatido por estar atacado por fungos e a sua queda poder pôr em risco os utilizadores da Quintinha.

A escultura foi realizada no local pela famosa artista galesa Nansi Hemming, a convite da Parques de Sintra – Monte da Lua.

O Totem, esculpido com motosserras numa grande árvore que se manterá enraizada no local - único em Portugal - retrata a biodiversidade da Serra de Sintra através de exemplos da sua fauna e flora, entre os quais se encontram os valores naturais destacados pelo projeto BIO+Sintra, como a Águia-de-Bonelli, o escaravelho Lucanus cervus e o Lagarto-de-Água.

Esta escultura surgiu como a melhor solução para prolongar a presença da árvore que já não podia ser salva, conferindo-lhe nova vida ao aproveitar a sua madeira para sensibilizar os visitantes para a biodiversidade da Serra de Sintra e para a necessidade da sua valorização.
Fonte: Diário Digital  

0 comentários:

Enviar um comentário