terça-feira, 13 de outubro de 2009

AÇORES: Preparam-se para salvar Cagarros

Começa em breve a época em que milhares de jovens Cagarros saem dos ninhos e sofrem riscos elevados de mortalidade ao pousar em estradas e localidades. A campanha SOS Cagarro, promovida anualmente pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, vai começar em todas as ilhas do arquipélago. A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves junta-se mais uma vez à campanha através de acções específicas de formação e esclarecimento à população nas ilhas de Flores e Corvo.

A Campanha SOS Cagarro, criada pelo malogrado ornitólogo Luís Monteiro, pelos Amigos dos Açores, e Governo Regional em meados dos anos 90, pretende envolver todos os açorianos no salvamento destas aves marinhas.

Desde a sua origem o número de Cagarros que sobrevivem cada ano têm aumentado mas ainda há muitos que morrem, seja por atropelamento, ou por não conseguirem voltar ao mar.

A SPEA, responsável pelo Projecto “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” que decorre na ilha do Corvo e no Ilhéu de Vila Franca (São Miguel), vai organizar, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Ecoteca das Flores sessões de esclarecimento nas quais se demonstrará como proceder ao encontrar um Cagarro no solo e como se pode proceder para o acalmar e devolver ao mar. Após estas sessões serão efectuadas patrulhas nocturnas para salvamento de Cagarros.

Nesta altura do ano, os Cagarros saem do ninho, onde passaram 3 meses a crescer e estão quase a iniciar os seus primeiros voos para começar a sua migração para o Atlântico Sul. Estas aves guiam-se pelas estrelas e muitas vezes, sobretudo em noites escuras são atraídos pelas luzes artificiais e caem em terra, encandeados por luzes fortes, seja iluminação pública de algumas ruas e edifícios ou pelos faróis de automóveis. Depois de caídas em terra estas aves ficam indefesas, pelo que este é um momento crucial para os capturar e poder mais tarde devolver ao mar. Todos podem contribuir de muitas formas diferentes: tomando precauções ao conduzir de noite em estradas junto à costa, ligando ao Vigilante da Natureza quando se encontra um Cagarro em terra ou participando nas patrulhas nocturnas e nas campanhas de divulgação da Campanha SOS Cagarro Para uma melhor divulgação desta Campanha, além de solicitar a participação de todos os habitantes das Flores e do Corvo, a SPEA pretende colaborar com as autoridades locais PSP, GNR, Bombeiros e Vigilantes da Natureza, pois nesta causa todos somos responsáveis. Nestas sessões práticas de esclarecimento, serão apresentados os objectivos desta Campanha, dar-se-á a conhecer a importância dos Açores como local de nidificação desta espécie assim como outros aspectos característicos e assombrosos do seu ciclo de vida e ilustrar-se-á o procedimento a seguir quando se encontra um Cagarro.

Fonte: Azoresdigital   Foto: Francisco Botelho

0 comentários:

Enviar um comentário