quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Equipe de Conservação da Amazónia (ACT Brasil) assina acordo com APGVN

A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) assinou com a Equipe de Conservação da Amazónia (ACT Brasil) uma parceria que tem como objectivo o apoio, reconhecimento e a valorização da profissão nos dois países. O acordo permitirá uma extensa troca de experiências entre as duas entidades, que já possuem uma agenda de trabalhos em prol dos guarda-parques / vigilantes da natureza.

"O acordo reafirma a necessidade e o compromisso implícito das instituições para o fortalecimento da protecção ambiental a partir do apoio ao pessoal de campo", garante Marcelo Segalerba, especialista em áreas protegidas e coordenador ambiental da ACT Brasil.

Marcelo Segalerba é um dos integrantes da equipe que promove os cursos de guarda-parques no estado do Amapá. Para ele, as instituições ganham com a parceria: "A razão dos dois países terem um passado comum, laços culturais e falarem a mesma língua facilita o intercâmbio de informações e de experiências, assim como o lançamento de futuros projectos", explica o coordenador.

A APGVN foi fundada em 1989 e, desde então, desenvolve actividades viradas para a defesa ambiental, auxilio, valorização e reconhecimento do trabalho dos Guardas e Vigilantes da Natureza em Portugal.

O primeiro contacto directo entre as entidades deu-se a partir do convite recebido para participar num encontro realizado em Portugal, "oportunidade onde pudemos apresentar os trabalhos desenvolvidos pela ACT Brasil na região amazónica brasileira em 2006", lembra Segalerba.

Segalerba analisa que, a longo prazo este acordo pode ajudar países lusófonos que procuram a valorização da profissão, a segurança e qualidade de vida dos protectores em campo e desta forma fortalecer suas áreas de protegidas. Por enquanto, tanto a ACT Brasil quanto a APNGV procuram colaboração para participação em eventos, apoio a iniciativas na área de conservação, treinos, intercâmbio de instrutores e de guarda-parques / vigilantes da natureza entre os países.

Mais informações:

Equipe de Conservação da Amazônia (ACT Brasil)

Assessoria de Comunicação

Ana Carolina Kalume e Gustavo Aguiar

(61) 3323-7863




Notícia publicada no site da ACT Brasil: http://www.actbrasil.org.br/2009/noticia.php?id=48

0 comentários:

Enviar um comentário