quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Águia de Bonelli encontrada morta nas imediações do PNDI

No âmbito do estudo de seguimento via satélite de indivíduos adultos de Águia de Bonelli e de Águia-real, que o ICNB e a empresa ORIOLUS (Ambiente e Ecoturismo, Lda.) estão a desenvolver no Nordeste Transmontano, foi encontrado morto um dos 3 exemplares que estava a ser monitorizado. O equipamento que esta ave, uma Águia de Bonelli, transportava (PTT), está dotado de sensor de actividade e de um GPS (cujos registos chegam a ter uma precisão de 5 m), o que permitiu encontrar rapidamente o cadáver.
A sua descoberta no terreno ocorreu no dia 27 de Novembro de 2008, nas imediações da povoação de Carbellino – Zamora (Espanha), a cerca de 15 Km do seu território de nidificação situado no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI). O cadáver foi entregue às autoridades espanholas (Serviços de Vida Silvestre de Castilla y León), que iniciaram um processo de investigação. A necrópsia da ave, uma fêmea adulta com pelo menos 10 anos, apontou para que a morte tenha sido provocada por disparo de arma de caça.

A situação da Águia de Bonelli no PNDI é bastante preocupante, tendo o seu efectivo diminuído de 14 casais, em 1994, para apenas 7, em 2008. Estes dados vêm confirmar a extrema vulnerabilidade da população desta espécie nesta região, face à persistência de abates a tiro. Por outro lado, esta informação acentua a necessidade de intensificar a coordenação transfronteiriça a nível de programas de conservação, particularmente no caso das populações de aves rupícolas no Douro Internacional/Arribes del Duero. Este estudo é pago pela empresa EDP-Distribuição, e vai decorrer até finais de 2009, prevendo-se a monitorização de um total de 6 aves.

Fonte: ICNB

0 comentários:

Enviar um comentário