sexta-feira, 27 de junho de 2008

Brigada especial... para prevenção de incêncios florestais

O Governo Aragonês possui uma manada de 68 burros que comem e limpam os matos que crescem nos corta-fogos. Estão baseados em Pardina de Fanlo (Sabiñánigo), de onde são transportados para diferentes locais.
O serviço de extinção de incêndios do Governo Aragonês aumentou o seu dispositivo. Possui uma nova equipa muito especial. Trata-se de um manada de 68 burros, que têm a sua base em Pardina de Fanlo (Sabiñánigo), e que o Governo Aragonês utiliza para limpar os corta-fogos pertencentes à Comunidade Autónoma.

No ano em curso foram limpos 20 Quilómetros com a utilização deste método. A ideia é aumentar o número das manadas. Com este pioneiro plano, “ em que usamos os animais como se fossem uma equipa”, explica o chefe do Serviço, estima-se que poderão limpar 300 Quilómetros de corta-fogos por ano, dos 2000 que a Comunidade Autónoma possui actualmente. A ideia é criar mais 1000 corta-fogos nos próximos anos. Actualmente o método utilizado na abertura de corta-fogos consiste em abrir um caminho com 5 metros de largura, fazer um desbaste no arvoredo ao longo de 25 metros para cada lado, onde se cortam duas de três árvores, mais 25 metros nos extremos onde se abatem duas de cada três árvores, este método é menos agressivo visualmente.

Fonte: Enredados

0 comentários:

Enviar um comentário