terça-feira, 20 de outubro de 2009

Centro de Recuperação de Animais Selvagens do PNRF tem nova gestão


A 14 de Outubro de 2009, na Quinta de Marim (Olhão), nas instalações do Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), do Parque Natural da Ria Formosa, teve lugar o acto de transmissão da gestão do Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, IP para a Associação Aldeia.

Com a nova gestão a assegurar pela ALDEIA, o CRAS, passará a adoptar a designação de “RIAS” (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Silvestres) e visa dar continuidade à recepção, tratamento e recuperação de animais silvestres, com vista à sua libertação na natureza.

Foto: alguns dos participantes na cerimónia. Ao centro, 1º plano, o Presidente do ICNB, Eng. Tito Rosa, à esquerda o Dr. Hugo Lopes, veterinário e co-coordenador do RIAS, à direita, um pouco atrás, o Director do DGAC Sul, Dr. João Alves e à direita (1º plano) o Vigilante da Natureza Daniel Santos, ligado ao CRAS. Imagem gentilmente cedida pela Assoc. Aldeia.

A concessão da gestão deste espaço, propriedade do ICNB, foi possível mediante:
- a constituição de uma parceria entre este Instituto e a ALDEIA, previamente submetida a concurso público, tendo a duração de 3 anos e podendo ser renovada por acordo entre as partes envolvidas; e
- o estabelecimento de um protocolo entre o ICNB e a ANA – Aeroportos de Portugal, SA, no âmbito da iniciativa Business & Biodiversity, traduzido na prestação de apoio financeiro por parte da ANA.

O “RIAS” tem como área de intervenção todo o Sul de Portugal, estando integrado na Rede Nacional de Centros de Recuperação de Animais Selvagens. Note-se que, a recolha de Animais Selvagens feridos ou debilitados, de espécies não cinegéticas, é assegurada pelos Técnicos e Vigilantes da Natureza do ICNB e pelas várias entidades policiais, nomeadamente do SEPNA-GNR e da Autoridade Marítima/Capitanias. Todavia, qualquer cidadão pode proceder à entrega directa, no RIAS, de exemplares de animais feridos de espécies não cinegéticas.

Fonte: ICNB

Mais informação: http://rias-aldeia.blogspot.com/

1 comentários:

Enviar um comentário