quinta-feira, 5 de março de 2009

Dia Nacional do Guardaparque da Venezuela

No dia 13 de Fevereiro de 1992, um grupo de mais de 50 Guardaparques reunidos no Parque Nacional Henri Pittier, criaram o Dia Nacional do Guardaparque, data que sempre foi utilizada para render homenagem a estes servidores públicos.
Os Guardaparques trabalham 365 dias por ano e durante 24 horas por dia para salvaguardar as regiões que são protegidas pelo Estado Venezuelano (Parques Nacionais e Monumentos Naturais). Estas regiões são protegidas pela sua beleza cénica natural e pela importância das espécies que nelas se encontram.

Ser Guardaparque é defender a Natureza contida nos nossos 43 Parques Nacionais e 22 Monumentos Naturais, desde as extraordinárias e usualmente inóspitas condições com que deparamos, até às areias brancas de “Los Roques”.

A implementação das medidas de gestão nos Parques Nacionais não são somente vender as entradas ou controlar os acessos, como muita gente pensa. As funções são múltiplas.

Os Guardaparques são a autoridade constituída dentro dos Parques, são eles que fazem cumprir as leis e os regulamentos relativos à Conservação da Natureza. Também tem funções de Polícia Administrativa, protege e assegura a segurança dos visitantes nas áreas protegidas.

Os Guardaparques também têm formação para realizar tarefas de monitorização e seguimentos dos processos ecológicos que se produzem nas áreas protegidas, o que permite tomar as medidas de mitigação rapidamente, devido ao contacto permanente com o meio natural, na sua grande maioria vivem no interior dos Parques.

Atendem os visitantes e facultam-lhes informação sobre a área protegida. Em muitos casos, devido às condições em que desenvolvem o seu trabalho, são paramédicos, mecânicos, veterinários e comunicadores, assumindo os seus compromissos com uma grande mística e dedicação.

Quem não recorda Sabas Nieves, cujo trajectória foi merecedora da honrosa distinção de darem o seu nome a um dos caminhos percorridos diariamente por milhares de usuários que visitam diariamente “El Ávila”. O que será da vida de Críspulo, veterano de muitas batalhas, que continua ligado à profissão, abrigado na exuberante vegetação de Guaraira Repano.

Quando se é Guardaparque, adopta-se uma nova forma de vida, de entrega plena, e muitas vezes pouco se recebe em troca: meios limitados que dificultam a sua gestão, salários sem estarem de acordo com a sua responsabilidade perante a sociedade e deficiências de infra-estrutura que limitam o seu desempenho.

No Dia do Guardaparque, a VITALIS Organização Não Governamental de Defesa do Ambiente e Biodiversidade Venezuelana, expressa a sua sincera palavra de estímulo para que continuem dando o melhor de si, e não desfaleçam frente a contínuas dificuldades que surgem, tal como uma corrida de obstáculos, põem à prova o nosso compromisso na defesa e conservação da nossa maravilhosa Natureza.

Guardaparques…Guardiães do património natural contido nos Parques Nacionais e Monumentos Naturais da Venezuela, para o beneficio da presente e futuras gerações.

Fonte: VITALIS/GUARDAPARQUES

0 comentários:

Enviar um comentário