quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Dia Nacional do Vigilante da Natureza - 2 de Fevereiro de 2009

O "Dia Nacional do Vigilante da Natureza" comemora-se em 2 de Fevereiro, a Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) irá assinalar esta data com a adesão à "Rede Oxigénio", projecto da Cascais Natura Agência do Ambiente, adoptando uma parcela do Bosque do Pisão de Baixo, com gestão conjunta durante 5 anos

Esta adesão integra-se nas comemorações do DIA NACIONAL DO VIGILANTE DA NATUREZA, irão também realizar-se em simultâneo iniciativas destinadas à celebração do dia em diferentes pontos do país (a divulgar brevemente).

O projecto Oxigénio tem como objectivo principal a gestão florestal, este plano contempla acções de manutenção, recuperação, protecção e plantação de espécies autóctones num território com cerca de 1300 hectares praticamente contíguos, que compreende três grandes unidades de paisagem características do Concelho de Cascais: Litoral da Roca, Serra de Sintra e Abano - Penha Longa.

A Cascais Natura Agência do Ambiente foi criada com o objectivo de promover estudos e projectos para a preservação e o usufruto do património natural de Cascais, bem como a melhoria da qualidade de vida no Concelho.

A constituição desta parceria entre a Cascais Natura Agência do Ambiente e a APGVN tem como finalidade fomentar acções de reabilitação de uma área outrora degradada do Parque Natural de Sintra - Cascais.

A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza convida todos os Vigilantes da Natureza a participar nesta actividade, sendo o convite extensível a todos os funcionários do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, familiares e amigos.

A participação nesta actividade de plantação de árvores será o nosso pequeno contributo para ajudar na reflorestação do Bosque do Pisão de Baixo. O êxito desta campanha deve-se aos pequenos contributos de muitos cidadãos, que como nós, se preocupam com o futuro das nossas matas, florestas e bosques.

O local da concentração será na Fundação S. Francisco de Assis, Zambujeiro, Malveira da Serra, às 10h00m do dia 2 de Fevereiro de 2008.

Solicitamos o apoio de todos para a divulgação desta iniciativa.

0 comentários:

Enviar um comentário