domingo, 14 de dezembro de 2008

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Foi lançado no dia 2 de Dezembro em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Atlas das Aves Nidificantes de Portugal do ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) em edição conjunta com a editora Assírio & Alvim.
Neste projecto do ICNB em parceria com a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), o Parque Natural da Madeira (Região Autónoma da Madeira) e a Secretaria Regional do Amiente e do Mar (Região Autónoma dos Açores), é de realçar o esforço de vários Vigilantes da Natureza, que deram o seu melhor, quer como colaboradores na árdua tarefa de trabalho de campo, quer na organização regional do projecto e na elaboração de textos para a publicação desta edição.

Os trabalhos de campo deste Atlas decorreram entre 1999 e 2005, tendo sido prospectado todo o território nacional através de uma vasta equipa de reconhecidos especialistas em avifauna, na qual se incluem vários Vigilantes da Natureza.

O Atlas das Aves Nidificantes de Portugal contém informação detalhada e em suporte cartográfico sobre a distribuição e abundância de cerca de 220 espécies autóctones que nidificam no território continental, Açores e Madeira, e de espécies não autóctones registadas como nidificantes, constituindo um ponto de situação inédito em Portugal, sendo uma obra de referência e a única publicação actualizada sobre a situação da avifauna nidificante no nosso território.

Para este Atlas, que contém mais de 590 páginas a cores, contribuiu também um conjunto dos melhores artistas portugueses da área da ilustração científica.
Esta publicação pode ser adquirida no Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), nomeadamente na Loja da Natureza da Sede do ICNB, em Lisboa.

Fonte: V. N. Francisco Barros, Organizador Regional da área I, Colaborador de Campo nas Áreas I, H, J e L e redactor de textos deste projecto

0 comentários:

Enviar um comentário