sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Centro de Recuperação do Lince-ibérico procura tratadores

O Centro Nacional de Recuperação do Lince-ibérico (CNRLI), no concelho de Silves, faz parte do Programa de Conservação ex situ para o lince-ibérico e será operado por uma equipa multidisciplinar e de orientação científica. Os tratadores funcionarão como primeira linha para assegurar o bem-estar dos linces do programa de reprodução em cativeiro, pelo que devem conhecer, profundamente, cada um dos linces do centro e trabalhar individualmente com eles, para assegurar o seu bem-estar em cativeiro e uma resposta adequada ao maneio necessário.

Algumas tarefas a desempenhar pela equipa de tratadores:

• Alimentação e cuidado diário dos exemplares;

• Manter o registo informatizado diário dos linces do centro;

• Aplicação das diferentes técnicas de maneio de exemplares que se praticam no programa (uniões entre exemplares, prevenção e separação de lutas, maneio de crias, etc.);

• Aplicação de medidas de biossegurança adequadas em todas as instalações e zelar pelo seu cumprimento por parte de todo o pessoal da equipa do centro ou colaboradores;

• Levar a cabo as acções de enriquecimento ambiental nas instalações;

• Manter as instalações limpas e organizadas, tanto as instalações para animais como as de armazenamento e preparação de alimentos (limpeza e manutenção de jaulas para coelhos vivos); e

• Manutenção das instalações (limpeza de câmaras, gestão da cobertura vegetal, verificação de vedações, etc.) e elaboração de novos elementos.

Os candidatos deverão ter o seguinte perfil:

• Experiência de trabalho com animais, preferivelmente com mamíferos / carnívoros em cativeiro;

• 12º ano completo ou equivalente;

• conhecimentos de inglês e espanhol;

• Capacidade de trabalhar em grupo;

• Conhecimentos de informática na óptica do utilizador; e

• Carta de condução de veículos ligeiros.

Os interessados deverão enviar curriculum vitae e/ou contactar:

Rodrigo Serra:
Tlm: +351 918 942 439

Margarida Fernandes:
Tel: +351 213507900

Informações úteis
O Programa de Conservação ex situ para o Lince-ibérico apresenta-se como uma ferramenta de apoio ao programa de recuperação global para a espécie, e os seus objectivos incluem a conservação do máximo de variabilidade genética existente actualmente na natureza e a produção de um número suficiente de exemplares para futuras acções de reintrodução / reforço populacional em áreas de distribuição histórica da espécie.

O Centro Nacional de Reprodução de Lince-ibérico (CNRLI) irá fazer parte da rede de centros exclusivos do programa ex situ, albergando, num futuro próximo, 16 reprodutores nas suas instalações no concelho de Silves. Prosseguirá as duas metas do programa:

• Estabelecer uma população em cativeiro de linces ibéricos, viáveis do ponto de vista sanitário, genético e demográfico, que permita o desenvolvimento de técnicas de reprodução natural e assistida;

• Preparar exemplares de lince-ibérico, adequados do ponto de vista etológico, sanitário e genético, para acções de reintrodução em áreas de distribuição histórica da espécie.

Os centros exclusivos, como o próprio nome indica, estarão dedicados apenas ao lince-ibérico. As instalações (cercados) para reprodutores são amplas e naturais, de forma a permitir manejar adequadamente reprodutores e crias e, ao mesmo tempo, servir para fomentar comportamentos naturais nos linces cativos. Cada instalação conta com 1.000 m2. Além dos cercados para reprodutores, o CNRLI conta com um sistema de videovigilância aplicado ao maneio dos animais, instalações de cria artificial, uma clínica veterinária / laboratório, centro de coordenação, quarentenas, cozinha e edifício de presas vivas. Para preservar a tranquilidade dos exemplares reprodutores, os centros exclusivos não estarão abertos ao público.

Fonte: ICNB

0 comentários:

Enviar um comentário