domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mais um Guarda Parque Universitário: Parabéns Siwaun!

O Guardaparque Indígena Siwaun Asiwefo Tiriyo, também conhecido por João Evangelista, finalizou os seus estudos secundários e prepara-se para ingressar na Universidade.
Siwaun é da tribo indígena Tiriyo, ainda há poucos anos vivia nos profundezas da Selva Amazónica, tendo ido viver para a cidade de Macapá no estado de Amapá, Brasil, esta mudança radical na sua vida deve-se ao facto de querer adquirir mais conhecimentos para melhor defender a sua família, o seu povo e a Amazónia. Estudar foi a forma que encontrou para continuar a ajudar a sua terra, a sua cultura e a sua comunidade.

Actualmente é instrutor de Guardaparques Indígenas e Assessor para os assuntos Indígenas da ACT, foi um dos coordenadores indígenas do Projecto de Vigilância do Parque Indígena Tumucumaque e o Tesoureiro da Associação dos Povos Indígenas Tiriyo, Kaxuyana e Txikiyana – Apitikatxi, as habilitações que conquistou com sacrifício irão certamente contribuir para melhorar a sua importante tarefa e missão.

Siwaun recebe apoio da ACT Brasil (Amazon Conservation Team Brasil) para quem trabalha há alguns anos, tem como seu grande mentor o histórico Guardaparque Marcelo Segalerba que lhe tem dado apoio e incentivo para continuar esta nova etapa da sua vida.

Esteve em Portugal por duas vezes, na companhia de Marcelo Segalerba, a convite da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza. Participou como orador no XIV Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza que se realizou em Ponte de Lima no ano de 2006 e no I Congresso Ibérico de Vigilantes da Natureza, Agentes Forestales e Medioambientales que se realizou em 2008 em Idanha-a-Nova.

Aproveitou a sua estadia em Portugal para divulgar o seu trabalho em prol dos Povos Indígenas e da protecção e defesa da Floresta da Amazónia.

Os Tiriyo habitam um território fronteiriço entre o Brasil e o Suriname. A sua população é de aproximadamente de 2400 pessoas, 1400 vivem no Suriname ao longo dos rios Sipaliwini, Tapanahoni e Palomeu. No lado brasileiro, há cerca de 1000 indivíduos distribuídos, principalmente nas margens dos rios Marapi e Paru d’Este. No Brasil, os Tiriyo vivem na Terra Indígena Parque do Tumucumaque, localizada entre o norte do Pará e o noroeste do Amapá, cuja área de 3 071 061 hectares é compartilhada com os povos Kaxuyana, Apalai, Wayana e Txikiyana, que falam a língua Carib, e com algumas famílias da etnia Waiãpi, que falam o Tupi-guarani.

0 comentários:

Enviar um comentário