sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os lobos estão a desaparecer dos montes transmontanos

Actualmente existem cerca de 90 lobos no distrito de Vila Real.
Em dois anos foram avistados menos 25% dos lobos nos montes transmontanos. As causas apontadas para o desaparecimento das alcateias atribuem-se aos incêndios, à morte por envenenamento, a construção de novas vias, a abertura de caminhos (até à pouco tempo inacessíveis) devido à edificação dos parques eólicos.

Os investigadores do “Grupo Lobo” têm no terreno o projecto "Life", para estudar a coexistência entre o lobo e as populações locais e minimizar os danos para os dois lados, já que o lobo não tem caça selvagem e recorre muitas vezes ao gado doméstico para poder sobreviver. Um projecto para aproximar o Homem e o Lobo, numa altura em que na Península Ibérica subsistem cerca de dois mil lobos, trezentos dos quais em Portugal.

É de lamentar a destruição dos habitats das espécies que sempre viveram nesses locais, a devastação dos territórios é feito em nome do progresso, mas só se pode considerar como desenvolvimento se tiver em consideração a preservação do ambiente. O desenvolvimento só pode avançar se preservar o ambiente!

Um país desenvolvido não destrói o que tem de melhor, ou seja, a Natureza.

0 comentários:

Enviar um comentário