quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

População ajuda Vigilantes da Natureza no PNDI

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) foi criado há dez anos, esta área protegida é habitat de inúmeras espécies, entre as quais se encontram as aves de rapina.
Por vezes as aves de rapina são alvo dos tiros de caçadores, a população residente sempre que encontra alguma dessas aves feridas contacta os Vigilantes da Natureza para que lhes seja ministrado os primeiros socorros.

Antigamente, a população, talvez por não saber o que fazer ou a quem as entregar, acabava quase sempre "por abatê-las ou deixá-las". Mas, ultimamente, "sempre que encontram animais feridos vêm ter connosco", afirma Jorge Amaral, Vigilante da Natureza."No início da criação do Parque Natural, as populações não entendiam bem os seus benefícios ecológicos e turísticos, reagindo mais por desconfiança, desconhecimento ou medo", refere o Vigilante da Natureza.

O Vigilante da Natureza, recorda que ainda esta semana encontraram dois Peneireiros feridos, apesar desta espécie de pequeno porte, protegida por lei, se alimentar essencialmente de ratos, "é comum aparecerem feridos, com chumbos de caçadeira, mas também por electrocussão devido ao hábito de poisarem nos postes para observação dos seus territórios de caça”.

O Parque Natural do Douro Internacional e o vizinho espanhol, Parque Arribes del Duero, juntos perfazem 190 mil metros quadrados de área. Nos últimos anos tem-se verificado uma maior cooperação entre ambos, tendo-se realizado 25 jornadas de controlo de populações de aves.

Fonte: Agência LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário