sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Primeiro lince chega ao Centro de Reprodução de Silves na segunda-feira

O primeiro de 16 linces chega esta segunda-feira, 26 de Outubro, ao Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico (CNRLI), em Silves.

Outros 15 linces vão chegar durante o mês de Novembro, provenientes dos centros espanhóis de reprodução de Acebuche, no Parque Nacional de Donana, e de La Olivilla, anunciou hoje o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Esta é uma etapa principal do Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico em Portugal, que tem como objectivo viabilizar a conservação da espécie em território nacional, invertendo o processo de declínio continuado das populações que conduziu à situação actual de pré-extinção.

No contexto ibérico, o Plano de Acção visa contribuir para assegurar a viabilidade da espécie enquanto elemento fundamental dos ecossistemas mediterrânicos.

O Plano de Acção procura como uma meta final, a longo prazo, possibilitar a reintrodução do lince-ibérico na sua área histórica de distribuição. O modelo estratégico de actuação assenta num conjunto de medidas que se complementam: o programa de reprodução em cativeiro, a recuperação e a manutenção do habitat favorável, e a reintrodução de espécimes da espécie em territórios adequados.

Entre outros aspectos, ressalta a importância da gestão agrícola, florestal e cinegética para a criação das condições adequadas nos habitats potenciais de lince (para mais informação, consultar http://www.icnb.pt/).

O programa desenvolvido no CNRLI vai procurar favorecer o estabelecimento de uma população cativa de lince-ibérico viável do ponto de vista sanitário, genético e demográfico.

O CNRLI integra a rede ibérica de centros de reprodução de lince. Foi construído expressamente para servir este plano e inaugurado em Maio deste ano, resultando o seu financiamento de uma medida de sobrecompensação pela construção da barragem de Odelouca. A gestão é assegurada pelo ICNB.

Este primeiro lince é transportado em veículo especial desde o Zoobotânico de Jerez de la Frontera, em Espanha, e chega ao CNRLI na tarde desta segunda-feira.

O protocolo de bio-segurança associado ao programa de cativeiro do lince obriga a que não haja visitas aos centros de reprodução. Excepcionalmente, nesta segunda-feira, está previsto o acesso dos jornalistas interessados a uma sala de observação no centro.

Fonte: Barlavento online

0 comentários:

Enviar um comentário