sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Programa Educativo: As crianças de Madryn recebem as baleias!

Em Puerto Madryn, cidade costeira da Patagónia Argentina, mais exactamente na província de Chubut, realiza-se anualmente, e que serve como marco simbólico de lançamento da “Temporada das Baleias”, o Programa Educativo “As crianças de Madryn recebem as baleias”. Este programa é organizado por Guardaparques da Área Natural Protegida El Doradillo.
A primeira etapa do projecto desenvolve-se através de apresentações/palestras nas Escolas, onde se abordam temas como: turismo responsável, biologia e comportamento das baleias, áreas protegidas e conservação. Como apoio utiliza-se uma apresentação com imagens e material didáctico, tendo como objectivo incentivar a participação dos alunos no debate em redor do tema.

A cada professor é entregue um caderno de apoio curricular com informação referente a:

-Áreas Protegidas em geral e em especial as ANP da Província de Chubut;

-Cetáceos: Evolução, biologia e comportamento. Caso especial: baleia-franca-austral (Eubalaena australis);

-Turismo responsável.

O caderno de apoio é para ser utilizado com os alunos, antes da saída de campo.

Na segunda etapa do programa realizam-se viagens à Área Natural Protegida “El Doradillo”, onde os alunos desfrutam da observação das Baleias e têm outras experiências de interpretação ambiental.

Os alunos desta forma recebem simbolicamente as baleias, que ano após ano se reúnem nas águas do “Golfo Nuevo” onde desenvolvem uma parte do ciclo da sua vida: reproduzem-se e amamentam as suas crias. É deste modo que os alunos inauguram a Temporada Oficial das Baleias no “Puerto Madryn”.

Este programa, de três meses de duração (de Maio a Agosto) tem como objectivo primordial sensibilizar os alunos do primeiro ciclo, através de apresentações de temas estritamente relacionados com a conservação do ambiente e monitorização dos recursos naturais, articulando-se as exposições com o programa curricular escolar.

Os destinatários são os alunos dos 4.º anos da EGBII (aproximadamente 2000 alunos) de todas as escolas da cidade, públicas e privadas, da comunidade de Puerto Madryn.

Este programa, é realizado há cinco anos, está enquadrado nos princípios do “Turismo Responsável”, sendo a comunidade residente a beneficiaria directa, devido à formação da consciência ambiental das gerações futuras que irão gerir os destinos destas áreas.
Alunos da Escola profissional provincial n.º 728, com orientação em turismo e estudantes do curso de Guia Turístico do IPADE, realizam um estágio com avaliação, organizam e executam as actividades dos alunos mais novos na praia mediante jogos educativos que ajudam a interpretar o ambiente.

Durante a viajem a El Doradillo são acompanhados por um Guia Provincial de Turismo, apreciando deste modo uma excursão turística, para além de receberem informação referente às baleias e sobre os cuidados a ter com o ambiente.

É entregue a cada docente uma série de fichas de actividades para realizarem nas aulas, consistindo as mesmas, em palavras cruzadas, sopas de letras e frases para completar, reforçando assim os conhecimentos adquiridos ao longo do programa.

Um resumo de diferentes momentos do programa fica gravado em vídeo e é entregue como recordação a cada escola.

Através destas acções de sensibilização procura-se gerar competências e atitudes entre os alunos em benefício das áreas naturais protegidas, os recursos naturais e o ambiente, e em especial fortalecer o sentido da existência da Área Natural Protegida El Doradillo.

A Educação Ambiental para as áreas naturais protegidas constitui um instrumento de gestão para a conservação da diversidade biológica. A Educação Ambiental não consiste apenas em informar, é mais do que isso, tem como objectivo mudar as atitudes e motivar os jovens a proteger a natureza.

1 comentários:

  • Sou Professor de uma escola em Recife/PE Brasil e estamos desenvolvendo uma pesquisa sobre alguns aspectos da região da Patagônia Argentina e gostariamos de intercambiar nossos conhecimentos com adolescentes dessa região. Busco contatos com escolas desse local para que possamos colocar nossos alunos em contato com alunos de um local tão diferente do nosso Pais. Espero que esse primeiro contato seja o início de muitos outro. Segue abaixo mei email para um retorno-nogueirasc@hotmail.com. Grato, Saulo Nogueira da Costa.

    27 de abril de 2010 às 23:13

Enviar um comentário