sábado, 30 de maio de 2009

Ministro do Ambiente inaugurou Centro de Reprodução do Lince

A promessa do ministro é de que os linces-ibéricos chegam até ao final do ano, pois estão a ser feitos «contactos com o Governo espanhol e as autoridades», nesse sentido. Os atrasos devem-se à elevada procura dos felinos por outros centros ibéricos.

Não havia linces, mas havia uma pequena multidão à espera do ministro do Ambiente Nunes Correia, para a inauguração do Centro de Reprodução do Lince-Ibérico em Cativeiro, na Herdade das Santinhas, no concelho de Silves.

Por isso mesmo, Nunes Correia considerou que aquela era «uma inauguração humana, até porque os linces são animais muito esquivos e não se dão bem com esta pequena multidão. Depois, logo virá a inauguração dos linces, que será mais recatada», brincou.

Apesar de ainda faltar a aprovação dos novos hóspedes, que vão ter 16 cercados, cada um com cinco câmaras de vigilância, o Centro já está a postos para os receber.
Haverá, além da área de cercados, onde existirá rotatividade até que os felinos encontrem o seu parceiro, uma zona de quarentena, um laboratório, uma sala de vigilância e até uma casa para guardar as presas vivas, os coelhos-bravos, comprados no exterior.

No mesmo espaço, existirá ainda uma parideira, também vigiada. A única diferença é que neste local foi colocada uma rede que cobre o cercado, para que as aves não consigam magoar os recém-nascidos.

«A circulação dos linces será feita através de túneis amovíveis, que vão ligar um cercado ao outro. Eles têm que se cheirar para escolher o parceiro mais compatível», avançou um dos responsáveis do Centro. A única dificuldade é que tudo terá que ser feito com muita paciência, pois a fêmea só poderá parir uma vez por ano.

O Centro poderá, contudo, servir também outras causas, que não a da reprodução e repovoamento dos linces-ibéricos. É que, para Isabel Soares, presidente da Câmara de Silves, o projecto será uma lufada de ar fresco, pois o novo espaço «poderá ser um factor de estímulo no surgimento de novas ofertas turísticas e, em consequência, na melhoria das condições de vida das populações do interior».

No entanto, a inauguração foi também uma forma de fazer uma passagem do testemunho da empresa Águas do Algarve, que construiu o Centro como medida de compensação ambiental para fazer a barragem de Odelouca, ao Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), a entidade que irá gerir o novo espaço.

Tito Rosa, presidente do ICNB, comprometeu-se a cumprir o que lhe foi pedido pelo seu homólogo da Águas do Algarve Joaquim Marques Ferreira (antigo Presidente do ICNB). «Tornar o Centro num caso de sucesso, agora que damos por terminada a nossa tarefa aqui».

Com a passagem da responsabilidade para o ICNB, segundo Nunes Correia, «chegou-se a um ponto sem retorno. Já não se pode voltar atrás, mesmo que ainda falte o lince, a reprodução e a libertação».

A única certeza é que o Centro já reúne todas as condições para receber os novos inquilinos espanhóis, naturais do Centro de Donaña, na Andaluzia.

Fonte: Barlavento online

0 comentários:

Enviar um comentário