sábado, 1 de agosto de 2009

Uma rede de protectores para as tartarugas-marinhas do Zoomarine

São apenas quatro, podem parecer pequenas, mas são muito importantes e regressaram ao mar esta manhã, a 20 milhas náuticas a Sul de Portimão.
Importantes porque pertencem a uma das sete de espécies de tartarugas-marinhas a habitar o planeta e que se encontram ameaçadas - a tartaruga-comum (Caretta caretta)

Importante porque em cada mil que nascem, estima-se que apenas uma chegue ao estado adulto e se consiga reproduzir.

Mas a rede que estas quatro embaixadoras dos oceanos encontraram não foi, felizmente, uma das que,diariamente, capturam acidentalmente muitas tartarugas.

Estas tartarugas foram apanhadas por uma rede muito especial - uma rede de protectores. Já há algum tempo que instituições públicas e privadas, especialistas e cidadãos anónimos, constituíram uma rede informal que tomou em mãos a missão de auxiliar estes extraordinários répteis marinhos. E a história destas quatro tartarugas conta isso mesmo.

“Fauno” é uma tartaruga que, com apenas 0,497 kg, foi confiscada por profissionais do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade a um restaurante que a tinha em exibição.

Foi entregue aos cuidados do Zoomarine e hoje, após 10 meses de reabilitação e já com 6,4 kg, está pronto para regressar ao oceano.

“Gulliver”, com pouco mais de 1,0 kg, foi encontrado muito apático por praticantes de caça-submarina.

Estes, reconhecendo que a tartaruga se encontrava em dificuldades, contactaram o Zoomarine e trouxeram-na para bom porto. Hoje, com 2,7 kg, já está pronto para uma segunda oportunidade.

As histórias de “Golias” e de “Gizmo” são muito semelhantes: estas duas tartarugas foram recolhidas por pescadores, que as encontraram nas suas redes e em apuros.

Conscientes do quão ameaçadas estão as suas espécies, libertaram-nas das redes e contactaram o Zoomarine para que, com o apoio da Polícia Marítima, as recebesse e lhes prestasse os necessários cuidados.

E é por isso que neste dia, representando as entidades que constituem esta rede não oficial de protectores, o presidente do Instituto da Conservação da Natureza (Tito Rosa), o Comandante da Zona Marítima do Sul e do Departamento Marítimo do Sul (Marques Ferreira) e o presidente do Zoomarine (Pedro Lavia) se juntaram a bordo do NRP João Coutinho para, em conjunto com um grupo de jovens de diversas instituições de apoio à criança, apoiadas pelo Rotary Club de Faro, deram uma segunda oportunidade a estas tartarugas marinhas e, assim, contribuíram para a conservação da sua espécie.

Fonte: Jornal Barlavento

0 comentários:

Enviar um comentário