domingo, 1 de novembro de 2009

Ex-Vigilante da Natureza publica livro sobre a paisagem do PNSAC


A Câmara Municipal de Torres Novas editou o livro da autoria de Fernando Faria Pereira, Arquitecto Paisagista, intitulado “ A Paisagem da Pedra”, alusivo ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
O lançamento do livro teve lugar no dia 24 de Outubro enquadrado no programa da Exposição na Biblioteca Municipal de Torres Novas sobre o tema “As Pegadas dos Dinossáurios na Serra de Aire” que decorreu entre 9 e 31 deste mês.

Este livro tem como base o relatório de estágio de Fernando Faria Pereira (conhecido entre colegas e amigos como “Puças”) do final do seu curso de Arquitectura Paisagista, há 6 anos, onde se debruçou sobre as unidades de paisagem do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, região onde a pedra impera em toda a sua essência e história.
Fernando F. Pereira exerceu o cargo de Vigilante da Natureza durante cerca de 24 anos, estando actualmente reclassificado como técnico superior do ICNB desde Março do corrente ano.

Exímio contador de histórias e com especial jeito para crianças, foi, e é, um dos marcos na Educação Ambiental pelas Escolas onde passou, quer para alunos, quer para professores.

O Fernando “Puças” desde muito cedo teve um papel cooperativo, solidário e interventivo junto da APGVN e de todos os colegas em geral, denotando actualmente alguma saudade dos seus largos anos no exercício das funções de Vigilante da Natureza.

Mas o trabalho do Fernando em prol da conservação da natureza não terminou com a sua reclassificação. Nas suas novas funções no ICNB, continua a mesma pessoa em personalidade e companheirismo, sempre atento e interventivo naquilo em que acredita com o seu jeito “peculiar” que a ninguém deixa indiferente. Não esquece os Vigilantes da Natureza e continua com a maior afinidade aos mesmos.

Ser Vigilante da Natureza marca uma vida, independentemente daquilo que se possa vir a fazer no futuro!

Continua assim “Puças”, genuíno e igual a ti próprio. A Conservação da Natureza precisa de ti!!

Francisco Barros

3 comentários:

  • Meu grande amigo, Fernando "Puças" Pereira. Primeiro!...parabéns, só demonstra o que aprendeste com VN, pena tenhas virado para outras bandas, mas entende-se, dada a inoperância do ICNB e a falta de capacidade destes em entender que a carreira de Vigilante da Natureza tem de evoluir e não de estagnar. Agora o mais importante! O maior sucesso para o teu livro e que continues para outras obras. Um grande abraço deste teu ex colega mas sempre amigo, Nelson

    5 de novembro de 2009 às 00:25

  • Carissimo, um grande abraço do contenente para a ilha grande. estou cheio de saudades de ir aí e espero que quando houver oportunidade possa usufruir,sempre!, dos conhecimentos dos colegas para visitar todos os recantos mesmo aqueles que são desconhecidos do grande público.
    Um abração e cumprimentos ao pessoal
    FFP
    Puças

    5 de novembro de 2009 às 15:28

  • venho também louvar o Fernando Puças Pereira por esta obra, que espero ter oportunidade de ler em breve, e que considero demonstrativa de como se pode continuar a promover o que se gosta e que se reconhece como necessitando de defesa...esta é uma das formas como os vigilantes actuais e antigos podem dar continuidade à sua missão; dá algum trabalho mas o retorno social dá visibilidade aos valores que dizemos defender; estás de parabéns, Fernando, por esta etapa que sei darás continuidade uma vez que uma vez VN sempre VN, mesmo que sem Crachat! Um grande abraço do amigo e colega JM.

    26 de novembro de 2009 às 10:47

Enviar um comentário