quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Incêndios florestais destroem quase 40 casas na Austrália

Incêndios florestais possivelmente provocados pela queda de linhas de alta tensão destruíram quase 40 casas no leste da Austrália nesta quarta-feira (30), fazendo com que centenas de pessoas fugissem, disseram testemunhas e autoridades. Pelo menos três pessoas ficaram feridas.

Dois grandes focos ficaram fora de controle durante a noite depois de terem sido iniciados à tarde em um distrito rural ao norte da cidade litorânea de Perth, forçando a retirada dos moradores do município de Toodyay e ameaçando uma segunda cidade, Badgingarra, mais ao norte.

Os dois incêndios atingiram um total combinado de mais de 13,4 mil hectares de floresta e terrenos agrícolas antes que condições climáticas mais favoráveis na quarta-feira ajudassem centenas de bombeiros a contê-los.

O primeiro-ministro do Estado da Austrália Ocidental Colin Barnett declarou estado de desastre natural - liberando fundos de emergência para os sobreviventes - e elogiou os funcionários que combateram as chamas.

"Não há dúvida de que eles salvaram vidas na noite passada", disse Barnett nesta quarta-feira depois de visitar casas queimadas em Toodyay.

O governo estadual informou que pelo menos 37 casas foram destruídas.

Incêndios são comuns em toda a Austrália durante os meses de verão, mas raramente destroem tantas casas.

Em fevereiro passado, o país sofreu os maiores danos causados por incêndios, quando centenas de focos em grandes parte do Estado de Victoria mataram 173 pessoas e destruíram mais de 2.000 casas em um único dia.

Fonte: Folha Online

0 comentários:

Enviar um comentário