quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Adoptar um tigre-de-samatra por 75 mil euros e salvá-lo da extinção


E se pudesse ter um tigre-de-samatra no quintal? Isto é algo que na Indonésia será possível, depois de o Governo estipular as regras para quem quiser adoptar um exemplar desta espécie ameaçada de extinção, nascido em cativeiro. A medida é polémica, mas o Governo diz que é nobre. Numa altura em que só já existem cerca de 200 tigres-de-samatra em liberdade, o programa quer promover a recuperação da espécie.

Para adoptar um casal de tigres--de-samatra, os candidatos devem dispor de uma área ao ar livre com cerca de cinco mil metros quadrados e pagar uma fiança de 75 mil euros, que servirá para criar uma "garantia de conservação". Além desta caução, os candidatos terão ainda de pagar um imposto anual.

Projecto já foi criticado pela Greenpeace Asia, que o considera desajustado. "A melhor solução seria salvar os bosques onde vivem", defende Bustar Maitar. "A destruição do seu habitat natural é a principal causa da extinção desta espécie", diz Maitar.

Fonte: Diário de Notícias
A medida surge numa altura em que as autoridades e defensores dos animais temem que os tigres fiquem mais ameaçados com o início do ano do tigre, que, na astrologia chinesa, começa a 14 de Fevereiro. O director da World Wild Foundation na Malásia, Dinoysius Sharma, adverte que "durante este ano a procura de peles ou ossos de tigre irá aumentar".

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário