quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CDS/PP quer mais vigilantes e viaturas no Parque Natural do Douro Internacional

O CDS/PP exigiu hoje mais vigilantes e viaturas para o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), salientando que esta área, com 85 mil hectares, está sem vigilantes e nem tem um carro de primeira intervenção no combate a incêndios.

Num requerimento hoje enviado à ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, um grupo de deputados do CDS/PP pretende saber quando vai o PNDI ter novos vigilantes e se vão ser reforçados os meios ao dispor dos seus funcionários, nomeadamente se vão ser "adquiridas novas viaturas e substituídas as actuais, por forma a que os técnicos e vigilantes do parque possam desempenhar efectivamente as suas funções".

No mesmo documento, o CDS realça que o PNDI, com 85 mil hectares, "está desde Outubro de 2009 sem qualquer tipo de vigilância".

No requerimento, este partido acrescenta que o próprio Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), entidade governamental responsável pela gestão e protecção dos parques naturais, "admite serem os actuais meios nesta área classificada 'francamente escassos', quer pela ausência de vigilantes da natureza, situação que dificulta a operacionalidade do ICNB no local, 'quer devido às dificuldades logísticas relacionadas com o parque automóvel necessário para a deslocação dos técnicos no âmbito das suas funções'".

Segundo os deputados democratas-cristãos, o PNDI tem apenas nos seus quadros quatro técnicos de conservação da natureza, sendo frequentes as instalações do PNDI, em Mogadouro, "estarem fechadas por falta de funcionários".

Por outro lado, segundo o documento, na época de incêndios estes técnicos "não dispõem de qualquer viatura de primeira intervenção para fazer face aos fogos, situação que leva muitas vezes ao alastrar dos incêndios".

Fonte: LUSA

1 comentários:

  • Porque è que que o CDS/PP só apresenta preocupações relativamente ao PNDI?

    Quando há grandes áreas do território do continente, com problemas ambientaisbem mais graves e em rápida degradação, sem terem o acompanhamento e o trabalho de qualquer Vigilante da Natureza.

    Deve ser por não ter a mesma atenção mediática que uma área protegida. Mesmo quando nelas vivem pessoas e muitas especies protegidas que não foram informadas que se devem manter ou migrar para dentro dos limites dos parques e reservas!

    28 de janeiro de 2010 às 14:16

Enviar um comentário