quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dia Nacional do Vigilante da Natureza - 2 de Fevereiro de 2010


No dia 2 de Fevereiro comemora-se o "Dia Nacional do Vigilante da Natureza". A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) irá assinalar esta data com o apoio ao projecto "Conservação da Gralha-de-bico-vermelho na Serra dos Candeeiros", desenvolvido pela QUERCUS em parceria com a COOPERATIVA TERRA CHÃ e a VODAFONE, enquadrado pela iniciativa da União Europeia “Business & Biodiversity”, que visa a conservação da Natureza e da Biodiversidade.

O objectivo do projecto consiste em conservar a gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) na serra dos Candeeiros, com recurso à manutenção e incremento de áreas de pastagens extensivas para o pastoreio de gado caprino, com condicionamento do encabeçamento, que se traduzam na melhoria do habitat de alimentação da espécie, no incremento do número de casais nidificantes e na permanência da espécie na área fora do período de nidificação. Pretende-se igualmente fomentar actividades económicas que criem dinâmicas de desenvolvimento local ligadas aos produtos tradicionais e ao turismo de natureza. Este projecto tem a duração de cinco anos (2008-2012).

A APGVN irá apadrinhar uma Cabra Serrana do Rebanho Comunitário da “Terra Chã”, tornando-se parte activa neste projecto e contribuindo assim para a conservação da Natureza e da Biodiversidade, nomeadamente sobre uma espécie actualmente considerada “EM PERIGO” pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e que consta do anexo I da Directiva Aves (79/409/CEE, alterada pela Directiva 85/411/CEE), a qual é destinada às espécies de aves de interesse comunitário cuja conservação requer a designação de zonas de protecção especial : A Gralha-de-bico-vermelho!!

A participação neste projecto será o nosso pequeno contributo para ajudar na conservação da gralha-de-bico-vermelho no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O sucesso deste projecto deve-se também aos pequenos contributos de vários cidadãos, que como nós, se preocupam com o futuro da nossa biodiversidade.

Solicitamos o apoio de todos para a divulgação desta iniciativa.

Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza

Ver Programa

Ver síntese do projecto

0 comentários:

Enviar um comentário