sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

XI Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental

O FAPAS - Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens organiza, nos dias 8 e 9 de Maio, as XI Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental/Educação para a Sustentabilidade, no Hotel Portas do Sol, em Caminha.

"As Jornadas destinam-se a professores, a técnicos de municípios e a todos os profissionais ligados ao Ambiente e à Educação para o Desenvolvimento Sustentável", explicam os organizadores.
Data limite de inscrição: 27 de Abril.

Dia 8 de Maio:

Políticas de apoio à conservação da biodiversidade:
09h30: O papel dos Instrumentos de Ordenamento do Território para Conservação da Natureza e Biodiversidade - Célia Ramos (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional - Norte)
10h15: A estratégia e plano de acção Nacionais para a biodiversidade - Perspectivas do ICNB - Tito Rosa (presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade)
11h00: Intervalo para café
11h15: Ano Internacional da Biodiversidade - Isabel Sousa Pinto (CIIMAR-Universidade do Porto)

Investigação e estratégias de conservação da biodiversidade:
12h00: O papel da Investigação na Conservação da Natureza - Nuno Ferrand de Almeida (CIBIO-Universidade do Porto)
12h45: Debate
13h00: Almoço livre
15h00: Serviços dos ecossistemas: o estuário do rio Minho como caso de estudo - Leonor Fidalgo e Luzia Sousa (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto/Museu de História Natural, Universidade do Porto)
15h45: Análise da compatibilidade entre exploração mineira e conservação da natureza – exemplos em Caminha - Carlos A. A. Leal Gomes (Centro de Investigação Geológica – Ordenamento e Valorização de Recursos, Universidade do Minho)
16h30: Intervalo para café
16h45: Centros de Biodiversidade: Micro-Reservas Biológicas - Paulo Lucas/José Paulo Martins (Quercus)
17h30: Plantas invasoras em Portugal; Impactes na Biodiversidade - Elizabete Marchante e Hélia Marchante (Centro de Ecologia Funcional Departamento de Ciências da Vida Universidade de Coimbra e Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade Escola Superior Agrária de Coimbra)
18h15: A háquea, uma invasora lenhosa - Laura Lemos (Autoridade Florestal Nacional)
19h00: Debate

Dia 9 de Maio:

Educação, conservação e participação pública:
09h00: Os processos de participação pública em Portugal - Rosário Oliveira (TERCUD - Centro de Estudos do Território, Cultura e Desenvolvimento. Universidade Lusófona)
09h45: A co-responsabilização na gestão das populações piscícolas do rio Minho internacional - José Carlos Antunes (Aquamuseu do rio Minho)
10h30: Intervalo para café
10h45: A Educação Ambiental como ferramenta para a conservação das espécies e ecossistemas. Reflorestação dos Sistemas Dunares. Controlo de exóticas invasoras. Novo olhar sobre Caminha: observatório para aves, visitas guiadas e caminhadas - Clara Prior (Colégio da Nossa Srª da Apresentação, Vagos); Maria Cristina Paula e Ana Isabel Ramalhada (Escola E.B.2.3 de Caminha e Escolas do 1º ciclo de Caminha); Paula Ramos (Escola E.B.1 de Vilar, Aveiro); Ana Catarina Correia e Luciana Alves Simões (Escola E.B.2.3 de Caminha)
11h45: Educação Ambiental na Área de Paisagem Protegida - Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos - Paulo Pimenta (Área de Paisagem Protegida – Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos)
12h15: Debate
13h00: Almoço convívio com animação cultural (com inscrição)
15h00: Actividades em simultâneo:
Ateliers:
Construção de caixas-ninho e caixas-abrigo para fauna selvagem
Plantas aromáticas (história, identificação e utilizações)
Dunas à Lupa
Visitas guiadas/percursos interpretativos:
Geologia Mineira à volta da Serra d’Arga
Percurso pedestre guiado na Serra de Arga -Floresta Autóctone
Biodiversidade Aquática nas praias
Observação de aves.

Contactos:
Telef: 22.200.24.72

Fax: 22.208.74.55

Email: geral.fapas@sapo.pt

Morada: Fapas - Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens - Rua Alexandre Herculano, 371 4º dto - 4000-055 Porto

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário