sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Espuma branca “mascarou” hoje o rio Tejo de Antárctida

Algumas dezenas de quilómetros do rio Tejo, a montante de Vila Velha de Ródão, ficaram hoje cobertas por uma espuma branca que, em algumas zonas, lembrava icebergues numa paisagem da Antárctida, contou a Quercus que esteve no local.

Samuel Infante, do Núcleo regional da Quercus de Castelo Branco e Covilhã, admite que ficou impressionado com a espuma abundante que viu ao longo de uma extensão de rio com vários quilómetros. “O rio estava coberto de branco e a espuma, em alguns locais, atingia um metro de altura, fazendo lembrar icebergues. Parecia a Antárctida”, contou ao PÚBLICO.

A associação foi alertada esta manhã por uma utilizadora do site do PÚBLICO, “Grifos na Web”, que tem uma câmara colocada nas Portas de Ródão, apontada para a escarpa junto ao rio Tejo e que reparou na cor estranha da água.

O Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR (SEPNA) esteve no local a recolher amostras da água para determinar as causas do episódio.

Segundo Samuel Infante, as autoridades chegaram a fechar o porto de Vila Velha de Ródão e a retirar os barcos daquela zona.

“Ainda não sabemos o que causou aquela espuma, mas pode ter sido resultado da elevada pressão da água causada pelas descargas das barragens espanholas de Alcântara e Cedillo”, disse Samuel Infante. “Vamos esperar pelo resultado das análises à água”. Apesar de apostar mais num fenómeno de origem natural, o activista não afasta a hipótese de uma descarga poluente. “Infelizmente há muitas indústrias que aproveitam dias de chuva e descargas de barragens para fazer descargas, a fim de reduzir as hipóteses de serem detectadas”, lembrou.

Ouvida pela agência Lusa, a presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Maria do Carmo Sequeira, disse que está a acompanhar a situação.

Já em Maio do ano passado, a Quercus tinha lançado um alerta para um manto verde de algas que cobria o rio, na mesma zona. No início de Setembro, o rio Tejo voltou a ficar “esverdeado”. Na altura, o fenómeno foi causado pela poluição e pela redução de caudal.

Fonte: Publico.pt

1 comentários:

  • Boa Noite
    Lamentávelmente está questão retrata mais uma vez a procura, algumas vezes já algo sordida, de repetitivo portagonismo nos média, sempre pelas mesmas pessoas e instituições antes de procurarem os devidos fundamento para as afirmações produzidas e graves acusações.
    Com uma investigação de 30 minutos e uma deslocação de alguns quilometros poderiam ter comprovado que o "fenómeno" teve origem na elevada descarga/turbinagem de água na barragem espanhola de Cedilho. Sendo que a conjunção da descarga com a elevada concentração de matéria organica na água, arrastada pela forte pluviosidade dos últimos meses e a fraca qualidade da água proveniente de espanha, foi o que originou a espuma. Nada que não fosse expectável!
    Mas è sempre engraçado aparecer-se na televisão e senpre se obtêm alguns "créditos".
    Abraço

    28 de fevereiro de 2010 às 23:43

Enviar um comentário