quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Parque Natural do Douro Internacional vai ter Vigilantes da Natureza

Já foi iniciado o processo de recrutamento de vigilantes para o Parque Natural do Douro Internacional. Desde Outubro do ano passado que o parque não tem vigilância e o anúncio surge agora do Ministério do Ambiente, como resposta a um requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda, na Assembleia da República.

Francisco Correia, da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, congratula-se pela atitude e espera que se estenda aos restantes parques do norte do país.

“Foi uma resposta que o BE recebeu, mas oficialmente não sabemos de nada”, diz, admitindo que “é uma medida positiva”. Espera agora que “se estenda aos outros parques”.

Como medida imediata, o Ministério do Ambiente, através do ICNB (Instituto da Conservação da Natureza) recorreu a um procedimento transitório de vigilância, através dos meios que tem disponíveis na região, nomeadamente nos Parques Naturais de Montesinho e Alvão. Francisco Correia salienta que o problema de fundo ainda não está resolvido.

“O problema de fundo não está resolvido que era a abertura de concurso. O que mais nos preocupa é que o ministério do Ambiente não está minimamente preocupado”.

O processo de recrutamento de vigilantes para o Parque Natural do Douro Internacional ainda está em procedimento final de aprovação. O ministério do Ambiente estabeleceu também parcerias com o SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza) da GNR para que “haja presença de efectivos todos os dias da semana no parque”.

Através da Autoridade Nacional de Protecção Civil e de uma candidatura ao QREN, o ministério espera conseguir adquirir novas viaturas para renovar a frota do parque.

Fonte: Rádio Brigantia http://www.brigantia.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário