domingo, 28 de fevereiro de 2010

Portugal apresenta candidatura ao Congresso Mundial de Vig. da Natureza

A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) entregou, hoje, a candidatura de Portugal à organização do próximo Congresso Mundial da International Ranger Federation (IRF) a realizar em 2012.
A International Ranger Federation (IRF) foi fundada em 1992, tendo como objectivo melhorar os padrões profissionais dos Ranger’s (Vigilantes da Natureza) em todo o mundo. As suas acções têm como finalidade cumprir com os objectivos da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), pretendendo compartilhar conhecimentos e recursos, e estabelecer comunicações a nível global com os seus filiados, promover o intercâmbio profissional e promover Congressos Mundiais a cada três anos, representar os Ranger’s e defender os seus interesses noutras organizações internacionais onde tem representatividade.
A IRF patrocinou seis Congressos Mundiais, o primeiro foi realizado em Zakopane na Polónia em 1995; o segundo em San José, Costa Rica em 1997; o terceiro no Kruger Park, na África do Sul em 2000; seguiu-se em 2003 o de Victoria na Austrália; o de Stirling, na Escócia em 2006 e o último em Santa Cruz na Bolívia em 2009.
Participam nestes eventos os representantes das associações filiadas na IRF. Os mais de quatrocentos delegados discutem os problemas que atingem a profissão a nível global, procuram e debatem soluções para que o seu desempenho possa ser melhorado e a Natureza seja melhor protegida.
A APGVN escolheu como local para a realização do evento a cidade do Funchal, esta distinção é uma forma dos Vigilantes da Natureza homenagearem os corajosos habitantes da Região Autónoma da Madeira e dos seus valorosos companheiros de profissão.
A APGVN tem a convicção que os danos provocados pela intempérie ocorrida recentemente na Madeira estarão praticamente resolvidos na data da realização do Congresso Mundial. Sabemos que é uma região altamente preparada para receber pessoas de todo o mundo. Esta região está capacitada a todos os níveis para acomodar um grande número de participantes, possuindo larga experiência na recepção de grandes grupos para encontros, congressos e reuniões.

A APGVN irá preparar com muita ponderação o tema principal a apresentar a debate, porque esta será uma oportunidade única para analisar os assuntos que realmente preocupam e afectam a profissão. Para além do Congresso a APGVN, prepara um conjunto de visitas às Áreas Protegidas existentes no Arquipélago da Madeira. A visita à Reserva Natural das Ilhas Desertas, na embarcação do Parque Natural da Madeira, denominado “Buteo”, uma antiga embarcação de transporte de peixe. Com esta visita os congressistas terão a oportunidade de observar a Foca mais ameaçada do Planeta, a Foca-monge (Monachus monachus), poderão ainda descobrir aves marinhas, como o Roque de Castro (Oceanodroma castro) e a espécie endémica da Madeira, Freira do Bugio (Pterodroma feae), e muitas outras espécies que habitam este território selvagem. Outro dos pontos altos das visitas será à Reserva Natural do Garajau, uma reserva exclusivamente marinha, onde se proporcionarão expedições em mergulho de escafandro. Está planeada uma visita à floresta Laurissilva, considerada uma relíquia florestal, sendo a nível dos Arquipélagos que formam a Macaronésia a que corresponde à melhor e mais extensa mancha florestal de Floresta Laurissilva Mundial, possuindo a classificação de património natural mundial da UNESCO. Iremos também visitar a ponta mais a Este da Ilha da Madeira, a Reserva Natural da Ponta de S. Lourenço, que nos proporcionará um fascinante passeio pedestre, que para além da observação da vida natural, nos oferecerá o contacto com os dois lados da costa Madeirense.
A APGVN aguarda com expectativa e com grande esperança a decisão da IRF, que no final de Maio irá divulgar qual dos países candidatos será o escolhido para acolher tão importante evento a nível mundial.

A Direcção da APGVN


1 comentários:

  • Parabéns ao Francisco e à Direcção da APGVN pela proposta apresentada e pelo desafio que coloca a todos os associados de ajudarem a preparar este Congresso e de se prepararem para ele contribuindo com os seus estudos e projectos para aprofundarem a reflexão mundial sobre o papel dos Rangers na defesa da biodiversidade e das populações humanas.
    faço votos para que a IRF não deixe de apoiar esta proposta.

    2 de março de 2010 às 10:04

Enviar um comentário