quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Quénia: início da transferência de milhares de zebras para o Parque de Amboseli

Os Guardas do Serviço Queniano da Fauna (KWS) começaram hoje a espectacular transferência de milhares de zebras de uma reserva na região Oeste do Quénia para o Parque de Amboseli, no Sul.

Em grupos de 20, as zebras são colocadas em camiões que seguem, por estrada, até ao Parque Nacional de Amboseli, 300 quilómetros mais a Sul, perto da fronteira com a Tanzânia.

O KWS (Kenia Wildlife Service) prevê transferir perto de sete mil destes animais durante uma operação que deverá até 28 de Fevereiro. O objectivo é repovoar com caça grossa o parque de Amboseli e evitar que os leões e as hienas ataquem gado das populações mais próximas.

Como consequência da seca que afecta há vários anos o Corno de África, e o Quénia em particular, milhares de zebras e de gnus morreram no ano passado em Amboseli. “Estas mortes em massa criaram um desequilíbrio entre o número de carnívoros e de herbívoros no parque, e uma penúria do alimento habitual de leões e hienas”, explicou o porta-voz do KWS, Paul Udoto.

“Este repovoamento deverá permitir restabelecer o equilíbrio entre as diferentes populações animais e reduzir os ataques de leões e hienas no gado”, acrescentou.

Fonte: Agência France-press

0 comentários:

Enviar um comentário