quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bananeiras da Terceira reproduzidas ‘in vitro’ para garantir conservação da espécie

A Universidade dos Açores está a desenvolver um projecto de reprodução ‘in vitro’ das bananeiras da ilha Terceira para assegurar a sua conservação.

Segundo o investigador David Horta Lopes, a universidade está “a identificar as plantas de banana locais para efectuar a sua caracterização genética, determinar as características que tenham interesse e assegurar que não venham a ser substituídas por plantas importadas, nomeadamente da Madeira e Canárias”.

Nesse sentido, o projecto AGRIOMAC vai seleccionar as plantas mais produtivas entre as cerca de meia centena já cedidas pelos produtores locais.

As plantas escolhidas serão depois multiplicadas ‘in vitro’ e, no final do processo, previsto para o próximo ano, alguns exemplares serão cedidos para serem usados em novas plantações.

Os trabalhos contam com a colaboração da Cooperativa de Horto fruticultores da Ilha Terceira (FRUTER) e um financiamento de 40 mil euros do programa Interreg III/B - MAC - Madeira Açores e Canárias - Cooperação Transnacional.

Apesar de as plantas oriundas da Madeira e das Canárias serem mais produtivas em quantidade, por serem maiores e mais vigorosas, David Horta Lopes frisou que a banana local da Terceira “é mais saborosa”, porque, “embora mais pequena, é mais adocicada”.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário