sábado, 24 de abril de 2010

Fêmea de lince-ibérico encontrada morta em Espanha


Uma fêmea de lince-ibérico (Lynx pardinus) com nove anos foi encontrada morta na zona de Doñana, Sul de Espanha, pouco depois de ter dado à luz duas crias. A equipa de biólogos conseguiu resgatar os dois pequenos felinos e diz que estão bem de saúde.

O cadáver de Lula, animal da população de Doñana, foi encontrado a 16 de Abril durante uma campanha de monitorização com radiotransmissores. Graças a estes dispositivos, os biólogos tinham detectado, um dia antes, o parto da fêmea a um quilómetro do local onde foi encontrada morta.

“A celeridade da actuação da equipa de seguimento permitiu resgatar as duas crias de Lula e levá-las para o centro de criação em cativeiro de El Acebuche [Parque Nacional de Doñana], onde foram estabilizadas e onde estão a receber cuidados”, contam em comunicado os responsáveis do Programa LIFE Lince, na Andaluzia.

A necropsia mostra que a morte foi causada por uma luta com outro animal.

Espanha libertou os primeiros linces para recuperar antigas populações

A reintrodução experimental de linces na zona de Guadalmellato, perto de Córdoba, para tentar recuperar antigas populações desta espécie, arrancou em Dezembro e já deu os seus resultados.

Entre Dezembro e Março, a equipa do programa LIFE libertou, pela primeira vez, três linces adultos. Estes animais – Caberú, Cascabel e Mata - tinham passado três meses numa zona cercada de aclimatação com três a quatro hectares. Agora, estão em liberdade total e são seguidos graças a coleiras GPS. Em Abril foi libertado um macho juvenil.

O próximo passo será libertar mais dois linces, os machos Elrón e Eclipe. Estes estão nos cercados intermédios desde Dezembro.

Reintroduções em outros locais já identificados, como na zona do rio Guarrizas (Jaén) ainda não têm data marcada mas deverão acontecer apenas em 2011.

A Junta da Andaluzia deu conta da “colaboração da sociedade em geral, nomeadamente dos proprietários privados” que estão predispostos a receber o lince-ibérico. Até ao momento existem na Andaluzia cerca de 150 mil hectares com algum tipo de cooperação entre proprietários de explorações agrícolas e as autoridades regionais de Ambiente.

Três crias nasceram nos cercados de Guadalmellato

Em meados deste mês nasceram três crias de lince num dos cercados de aclimatação de Guadalmellato. O conselheiro para o Ambiente da Junta de Andaluzia, José Juan Díaz Trillo, considera estes nascimentos como um “marco histórico na conservação deste animal”.

Em Portugal, os projectos arrancaram mais tarde. Mas no centro de reprodução em cativeiro em Silves já nasceram duas crias, a 4 de Abril, uma das quais acabou por morrer. Existem, assim, 17 animais em cativeiro.

O lince-ibérico é uma espécie ameaçada de extinção e a espécie de felino mais ameaçada do mundo. A reprodução em cativeiro é uma solução de fim de linha. Estima-se que existam hoje menos de 150 linces-ibéricos. Em meados do século XIX, seriam cem mil, espalhados por toda a Península Ibérica. A espécie vive em Portugal numa situação de "pré-extinção".

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário