sexta-feira, 23 de abril de 2010

Requalificação da Ilha da Fuzeta deverá estar concluída no início da época balnear

A requalificação da Ilha da Fuzeta deverá estar concluída no início da época balnear, disse hoje a ministra do Ambiente, no dia em que começou a montagem do cais e o transporte de máquinas para as demolições das construções em risco.

“Estes trabalhos para a requalificação da Ilha da Fuzeta foram só possíveis com a compreensão das pessoas e entidades oficiais”, comentou Dulce Pássaro.

Os proprietários das casas construídas em Domínio Público Hídrico na ilha da Armona aceitaram desocupar as edificações até à data imposta pelo Governo - 23 Abril - para que sejam accionadas as demolições nos meados da próxima semana, adiantou fonte da assessoria do Ministério do Ambiente. A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve toma posse administrativa das edificações a partir de segunda-feira, dia 26, e a partir dessa data as demolições podem avançar.

A primeira fase da requalificação – que prevê a demolição de construções em risco, remoção de escombros e limpeza final do areal da praia e do leito da Ria Formosa - “deverá estar terminada em Junho”, acrescentou a mesma fonte. A fase final de requalificação começará a seguir à próxima época balnear.

Força do mar destruiu um total de 44 casas na Fuzeta

Nos últimos dias, a força do mar atingiu seis casas, segundo a monitorização que está a ser feita à ilha. As tempestades de mar na praia da Fuzeta destruíram, total ou parcialmente, 44 das 71 casas existentes naquele núcleo habitacional. Sete casas foram destruídas em Dezembro de 2009, 11 em Janeiro de 2010, 17 em Fevereiro e mais nove em Março, segundo dados da ARH.

A ilha da Armona faz parte de um conjunto de ilhas da Ria Formosa, um sistema lagunar único no mundo, alvo do programa de requalificação Polis Litoral Ria Formosa.

O Polis tem um período de intervenção até 2012 e a área de intervenção é de 48 quilómetros de frente costeira e 57 quilómetros de frente lagunar, abrangendo os municípios de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

O objectivo principal é proteger e requalificar a zona costeira visando a prevenção de risco e promovendo a conservação da natureza e biodiversidade com uma gestão sustentável.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário