quinta-feira, 29 de abril de 2010

Secil será responsabilizada se Arrábida não for património mundial



A cimenteira da Secil na Arrábida pode vir a ser responsabilizada caso a candidatura mista da serra a património mundial não seja aprovada, devido à co-incineração de resíduos industriais perigosos. Sofia Castel-Branco da Silveira, directora do departamento de gestão de áreas classificadas do litoral de Lisboa e oeste do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, questiona as eventuais responsabilidades da Secil numa "não aprovação da candidatura", garantindo que “os peritos internacionais irão avaliar toda a área abrangida”.
Sofia Castel-Branco da Silveira salienta que o modelo da candidatura apresentado, que engloba os valores materiais e imateriais, "favorece os aspectos menos positivos”, pelo que “os problemas da Arrábida devem dar ânimo para se conseguir atingir os objectivos pretendidos”. Segundo Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra e membro da comissão executiva, uma candidatura mista irá valorizar “as tradições, as festas religiosas, a presença humana e as diversas actividades”, englobando “valores mais significativos”.

O presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Alfredo Monteiro, relembra, por sua vez, que a candidatura mista foi aconselhada pela própria Comissão Nacional da Unesco, pelo que esta está a ser acompanhada pela mesma. Augusto Pólvora salienta, por isso, que a candidatura tem “uma forte possibilidade de ganhar”, pelo que, no seu entender, "todas as possibilidades em causa devem ser analisadas para que a candidatura chegue a bom porto".

Fonte: Setúbal na rede (http://www.setubalnarede.pt/)

0 comentários:

Enviar um comentário