sexta-feira, 14 de maio de 2010

Na aldeia do Sabugueiro já se faz recolha de resíduos porta-a-porta


Desde 3 de Maio que se faz a recolha de resíduos porta-a-porta, iniciativa dirigida aos comércios e serviços da Freguesia do Sabugueiro, no município de Seia. Os comerciantes da aldeia que aderiram à iniciativa mostraram-se “satisfeitos”.

“Assim é melhor, porque até aqui eu juntava o papel e levava-o para Seia ou vendia-o a um senhor que o comprava”, contou o comerciante António Maximino, proprietário de um comércio de venda de artigos em peles, apontando que desta forma evita a acumulação de resíduos no armazém do seu estabelecimento ou o transporte para outros locais.

A autarquia de Seia anunciou que criou o programa de recolha de resíduos para reciclagem porta-a-porta, atendendo à importância destes dois sectores “na produção de resíduos de embalagens (vidro, papel, cartão, metal e plástico)”.

Ao programa de recolha selectiva aderiram 28 dos 31 estabelecimentos comerciais da Freguesia, “que beneficiarão da recolha semanal que ocorrerá à segunda-feira”, dia escolhido pela maioria dos aderentes, refere.

A primeira recolha foi realizada no dia 3 de Maio, tendo sido recolhidos materiais para reciclagem em 19 das 28 unidades aderentes, num total de 180 quilos de papel e cartão, 440 de vidro e 100 de embalagens de plástico e metal, segundo a Câmara de Seia.

A medida também é elogiada por Maria Cardoso, proprietária de um restaurante, que diariamente separa “garrafas de plástico e de vidro, papéis e latas”. “Acho que é uma coisa boa. Muitas vezes levava os resíduos para o ecoponto mas estava quase sempre cheio e assim é melhor. Foi uma medida boa, porque é melhor para o ambiente e as ruas do Sabugueiro ficam livres de lixos”, afirmou.

O presidente da Junta de Freguesia de Sabugueiro, Ricardo Cabral, explicou que a medida só é aplicada junto dos comércios porque “os comerciantes produzem muitos resíduos para reciclagem”. “Com a recolha dos resíduos à segunda-feira evita-se a acumulação dos lixos nas ruas e nos contentores”, observou o autarca.

A recolha é realizada por uma viatura da Câmara Municipal de Seia e por dois funcionários disponibilizados pela Junta de Freguesia que procedem à recolha dos materiais “à porta de cada estabelecimento”.

Assegurou que a medida “está a ter boa aceitação” e “é um serviço que evita deslocações para o vidrão e para o papelão”, permitindo “manter a aldeia mais limpa”.

O Sabugueiro, na Serra da Estrela, é a aldeia mais alta de Portugal e muito procurada pelos turistas durante os meses de Inverno.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário