quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aprovado o Plano de Ordenamento do P. N. das Serras de Aire e Candeeiros


O Governo aprovou ontem em Conselho de Ministros o Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que estabelece um novo regime de gestão centrado na compatibilização da preservação da biodiversidade com as actividades económicas.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, o novo plano “estabelece os regimes de salvaguarda de recursos e valores naturais e fixa o regime de gestão, com vista a garantir a conservação da natureza e da biodiversidade e a geodiversidade”.

O documento foi também elaborado tendo em conta o desenvolvimento económico das populações locais.

“Procedeu-se à reavaliação dos regimes de salvaguarda dos recursos e valores naturais existentes e à necessária compatibilização entre estes e as actividades desenvolvidas na área protegida em causa, nomeadamente a actividade extractiva”, explica a resolução do conselho de ministros”.

A revisão do plano de ordenamento foi iniciada em Março de 2007, tendo sido realizadas discussões públicas para a discussão da proposta.

O Parque Natural foi classificado pelo Decreto-Lei nº 118/79, de 4 de Maio, por causa das formações calcárias ali existentes e pelo coberto vegetal – nomeadamente pequenas manchas de carvalho cerquinho e azinheira -, rede de cursos de água subterrâneos e da fauna específica, nomeadamente cavernícola. O documento propunha-se disciplinar a “intensa actividade no domínio da extracção da pedra”.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário