segunda-feira, 21 de junho de 2010

Clima: Padrão global activo há milhões de anos


Uma investigação internacional publicada na Science afirma ter detectado um "padrão global" no clima da Terra, ligado a uma sequência com um mínimo de 2,7 milhões de anos. Os cientistas fazem uma outra afirmação de importância: esse mecanismo global está ligado ao dióxido de carbono (CO2).

O professor Timothy Herbert, da Universidade de Brown, em Rhode Island, nos EUA, que trabalhou com equipas no Reino Unido e na China, baseia a conclusão no estudo de sedimentos recolhidos no fundo de oceanos, em quatro pontos diferentes do planeta. A análise química dos restos de plantas e animais permitiu calcular variações de temperatura global.

Nos últimos 2,7 milhões de anos, estas variações de temperatura no hemisfério norte ocorreram em simultâneo com as dos trópicos. Esta é a primeira prova de um padrão global nas alterações climáticas do planeta nos últimos três milhões de anos, afirmam os autores.

Na descrição dos cientistas, o aquecimento tropical causado por níveis elevados de CO2 produziu uma série de efeitos que resultaram em mais gases com efeito de estufa, processo de auto-alimentação responsável pelo mecanismo geral de aquecimento e arrefecimento.

Fonte: Diário de Natícias

0 comentários:

Enviar um comentário