sexta-feira, 25 de junho de 2010

Embaixadores da candidatura do Garrano a Pat. Nacional apresentados domingo

Os embaixadores da candidatura do cavalo Garrano a Património Nacional, que visa defender uma espécie em risco de extinção, vão ser apresentados domingo publicamente em Ponte de Lima, durante a Feira do Cavalo.

Segundo fonte do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que coordena a candidatura, entre os embaixadores contam-se o presidente da Fundação Alter Real, o presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal e os presidentes das câmaras municipais de Ponte de Lima e da Golegã.

O presidente do IPVC e o anterior presidente da Câmara de Ponte de Lima, Daniel Campelo, são outros dos embaixadores da candidatura, tendo também sido convidados, aguardando-se a respetiva confirmação, o ministro da Agricultura, a ministra da Cultura e o diretor do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

O lançamento oficial da candidatura aconteceu em 2009 e foi apadrinhada por Duarte Pio de Bragança. Segundo o presidente do IPVC, Rui Teixeira, o garrano “é a figura mais emblemática da biodiversidade milenária de algumas zonas do Noroeste de Portugal”, pelo que a salvaguarda do seu património genético constitui, “mais do que um imperativo nacional e comunitário, um imperativo civilizacional”.

Para Nuno Brito, vice-presidente do IPVC, a candidatura a a Património Nacional “irá contribuir para a manutenção de um recurso biológico insubstituível”, evitando assim “a tendência regressiva de uma raça autóctone e reforçando o orgulho e a identidade de um povo”.

O garrano é uma raça protegida, devido ao risco de extinção, encontrando-se por isso muito poucos no meio selvagem e na posse de criadores. Com características únicas, o garrano distingue-se pelo pequeno tamanho, sendo considerado por vezes um pónei. “É muito dócil com as crianças, inteligente, trabalhador e de fácil treino, e demonstra uma aptidão fora do vulgar para a aprendizagem e execução da corrida em passo travado”, de acordo com o IPVC.

A quarta edição da Feira do Cavalo de Ponte de Lima abre hoje e receberá, até domingo, meio milhar de cavalos, dos quais 400 são de competição. Estarão presentes 60 criadores de todo o país e de Espanha, além de associações belga e inglesa de cavalo Lusitano, e de criadores franceses e um mexicano da mesma raça.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário