terça-feira, 22 de junho de 2010

EUA: Juiz levanta moratória à exploração petrolífera a grande profundidade

Um juiz do tribunal federal de Nova Orleães indeferiu a moratória de seis meses sobre a exploração petrolífera a grande profundidade decretada pela Administração Obama na sequência da explosão da plataforma Deepwater Horizon, responsável pela maior maré negra da história dos Estados Unidos.

A decisão foi tomada pelo Presidente Barack Obama, que a 27 de Maio suspendeu toda a actividade dos poços com profundidade superior a um quilómetro, parando a produção em 33 plataformas do golfo do México, enquanto procede a investigação às causas do acidente no Deepwater Horizon.

A medida foi contestada pelos legisladores do estado do Luisiana, alegando que a interrupção da produção petrolífera representaria uma segunda catástrofe económica para a região, já assolada por um desastre ambiental sem precedentes.

A companhia Hornbeck Offshore Services contestou judicialmente a decisão: hoje, o juiz Martin Feldman deu-lhe razão e levantou a moratória estabelecida pelo Presidente. Segundo escreveu, o Departamento do Interior não produziu argumentação necessária e falhou em demonstrar que as plataformas actualmente em operação constituam um risco iminente para a região.

A Casa Branca anunciou imediatamente que vai recorrer da sentença, e que não vai deixar de proceder a rigorosas inspecções à segurança das plataformas do golfo do México.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário