domingo, 6 de junho de 2010

Humberto Rosa “visita” casal de abutres-negros que nidifica no Tejo Internacional


O secretário de Estado do Ambiente salientou ontem o papel da caça na conservação da natureza durante uma visita ao Parque Natural do Tejo Internacional, onde “visitou” o único casal de abutres-pretos que ali nidifica.

Actualmente, o único casal de abutres-pretos (Aegypius monachus) que nidifica no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), concelho de Idanha-a-Nova, está na Herdade da Cubeira, uma propriedade privada de 1800 hectares gerida há 18 anos por Frederico Horta e Costa.

Fernando Queiróz Monteiro, do parque, explica que a espécie é comum nesta zona do país “mas como nidificante já não existe nidificação conhecida há cerca de 30 anos”.

Segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, esta é uma espécie Criticamente Em Perigo porque a sua população é “extremamente reduzida”. O envenenamento é um factor de ameaça para a ave, bem como a alteração dos seus habitats com a diminuição do pastoreio extensivo e o fim do abandono de cadáveres de gado no campo. Esta é uma espécie de hábitos necrófagos.

Humberto Rosa visitou a propriedade e considerou que a Cubeira é um “exemplo absolutamente notável” de conservação da natureza. O terreno está hoje melhor “por haver proprietários e gestores de zonas de caça que não só toleram a natureza mas estão empenhados na sua conservação”, afirmou o governante.

A Herdade da Cubeira recebe duas montarias por ano, albergando uma população de veados na ordem dos 1200 animais, além de várias espécies de abutres e águias.

Para Tito Rosa, presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), “a melhor forma é que a conservação seja feita pelos próprios privados e isso significa que tenham rendimento das suas actividades”, como é o caso da cinegética.

A visita do secretário de Estado do Ambiente terminou noutro ponto do PNTI, área protegida criada em 2000, onde observou o único casal de águia imperial que nidifica nesta área protegida.

Fonte: Publico.pt

1 comentários:

Enviar um comentário