terça-feira, 8 de junho de 2010

Jacques Cousteau: O lobo dos mares que faria cem anos


Comemora-se hoje o Dia Mundial dos Oceanos. Ocasião para lembrar os perigos que ameaçam dois terços da Terra, e tudo o que eles contêm, e para recordar também o homem que mais fez para que conhecêssemos melhor esse mundo azul: Jacques-Yves Cousteau.

Há um antes e um depois de Jacques Cousteau. E isso é tanto assim para o conhecimento sobre os oceanos e as suas profundezas como para a própria imagem que o homem comum passou a ter desse maravilhoso mundo submarino.

Foi o explorador francês, a bordo do seu navio Calypso, que percorrendo os mares e mergulhando neles com os seus companheiros de aventura deu a conhecer a milhões de pessoas a riqueza até aí insuspeita desse mundo azul imenso. Hoje, que se assinala o Dia Mundial dos Oceanos, e a poucos dias do centenário do nascimento de Cousteau, que se comemora na sexta-feira, dia 11, o seu legado está em foco.

Antárctida, mar Vermelho, Haiti, Cuba, Tailândia, Papua Nova Guiné, o lago Baikal e o Amazonas, a Grande Barreira de Coral, por todos esses lugares, e ainda muitos outros, andou o explorador francês, acompanhado da sua equipa.

Após a sua morte, no dia 25 de Junho de 1997, a sociedade com o seu nome, que ele próprio havia fundado em 1973, e a equipa Cousteau continuaram o seu legado.

A sociedade, agora presidida pela sua mulher, Francine, detém o seu espólio, que engloba uma centena de livros e mais de 115 filmes que documentam quase todos os habitats marinhos do planeta.

Para além dessa documentação, a sociedade continua a promover missões de exploração a bordo do navio oceanográfico Alcyone, que continua a percorrer os mares e a descobrir os segredos das profundezas oceânicas.

Ainda recentemente a equipa Cousteau participou nas actividades científicas do Ano Polar Internacional (2007-2008), nomeadamente no censo da vida marinha que decorreu no seu âmbito.

Quanto às expedições, a imagem de marca do explorador francês que mudou a nossa visão sobre os oceanos, elas continuam, bem como as filmagens submarinas, o desenvolvimento de novos equipamentos ligados ao mergulho e à navegação e as acções didácticas destinadas aos mais novos ou ao público em geral.

Na página oficial da Sociedade Cousteau na Internet (http://www.cousteau.org/) é possível navegar através das missões, que continuam mar fora.

Inventor, explorador e oceanógrafo

Fez natação por razões de saúde e apaixonou-se pelo mar. A bordo do 'Calypso' lançou-se à aventura e revelou um mundo novo.
Reza a história que Jacques era um menino frágil e que a natação o ajudou a ganhar corpo e confiança. Na escola, dizem os seus biógrafos, era desatento e desinteressado e às vezes mesmo rebelde. Mas foi esse rapaz que, aos 11 anos, construiu um modelo de guindaste. A natação já tinha despertado nele a paixão pelo mar, que viria a ser a sua vida.

Jacques Yves-Cousteau nasceu a 11 de Junho de 1910, em Saint-André-de-Cubzac, mas foi em Paris, para onde os pais se mudaram logo depois, que cresceu.

De compleição frágil, o pequeno Cousteau encontrou na prática da natação o remédio para a sua saúde e também o seu destino. Inventor nato - viria a desenvolver ao longo da vida uma série de novos equipamentos para a prática do mergulho e para optimizar a navegação -, cedo aliou as duas coisas.

Em 1930, aos 20 anos, entrou para a Escola Naval, em Brest. Graduou-se três anos mais tarde e depois disso passou a integrar a marinha francesa. Um dia, em 1936, alguém lhe emprestou uns óculos para ver debaixo de água, no mar, e isso foi decisivo. O então jovem oficial da marinha francesa ficou tão impressionado com o que conseguiu ver debaixo de água que decidiu construir um fato de mergulho que lhe permitisse permanecer algum tempo submerso.

Apesar da eclosão da II Guerra Mundial, em que participou como artilheiro, Cousteau continuou a trabalhar no seu fato de mergulho e, em 1943, juntamente com um engenheiro francês chamado Emile Gagnan, conseguiu desenvolver um modelo a que chamou aqua lung, e com qual, nesse mesmo ano, mergulhou até 20 metros de profundidade. Nascia assim o mergulho.

Em 1951, Jacques Cousteau adquiriu o Calypso, remodelou-o e iniciou a vida de aventura, de exploração científica e protecção marinha que o tornou famoso. Cousteau percebeu rapidamente que para poder financiar o seu ambicioso projecto teria de dar a conhecer primeiro o resultado das suas explorações. Foi o que fez. Realizou documentários que mostraram pela primeira vez a beleza do mundo submarino e várias gerações sonharam com as suas aventuras.

Fonte: DN

1 comentários:

Enviar um comentário