terça-feira, 29 de junho de 2010

Ornitólogos alertam para extinção iminente de espécie de ave limícola


Há dois anos que a pequena ave limícola Eurynorhynchus pygmeus está na lista das espécies em vias de extinção. Hoje, um estudo da organização Birdlife Internacional alerta que existem menos de cem indivíduos em todo o mundo.

Actualmente, o território de nidificação desta espécie resume-se à Rússia, depois de anos de acentuado declínio. As maiores ameaças para a ave são a perda de habitat e a caça, de acordo com o estudo publicado hoje na revista “Bird Conservation International”, da Birdlife.

Esta ave depende de lagoas e estuários para fazer os seus ninhos. Mas cada vez mais estas zonas estão a ser reclamadas para implantar indústrias, explorações de aquacultura e outras infra-estruturas, além da poluição crescente.

“É essencial adoptar medidas de conservação internacionais concertadas se quisermos evitar a extinção da espécie”, comentou Christophe Zöckler, principal autor do estudo, em comunicado.

“A situação é muito sombria para esta ave mas ainda pode haver esperança”, concluiu o investigador. “Se agirmos agora podemos mudar a maré para esta espécie espantosa”.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário