sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eco Veículo bate recorde ibérico ao percorrer 2.427 Km com um litro de gasolina


Um veículo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conseguiu percorrer 2.427 quilómetros com apenas um litro de combustível, batendo o recorde ibérico de economia de consumo de gasolina.

Na classificação geral do Eco-marathon Youth Challenge UK 2010, prova internacional de eficiência energética que decorreu nos últimos dois dias no Rockingham Motor Speedway, do Reino Unido, aquela equipa portuguesa obteve o segundo lugar da classificação geral.

No primeiro lugar ficou a equipa TIM 05 da Université de Paul Sabatier e do Institute Nationale de Science Appliqué de Toulouse (França), com o equivalente a 3.351 quilómetros com um veículo da categoria etanol. Em terceiro lugar classificou-se o Team Green, do Reino Unido, com um desempenho que equivale a 1.974 quilómetros com um litro, através de um veículo da categoria GPL.

Há um ano o Eco Veículo da FCTUC vencera a mesma prova, conseguindo percorrer 2.307 quilómetros com um litro de gasolina, revelou Pedro Carvalheira, professor universitário e coordenador do projecto.

Para a melhoria da performance contribuiu o trabalho de afinação do motor, com as alterações dos tempos de injecção e dos instantes de ignição do motor, e os resultados dos testes para encontrar a temperatura óptima para a cabeça e o cárter, explicou.

Segundo Pedro Carvalheira, foi igualmente introduzida uma nova bateria de iões de lítio, similar às utilizadas nos computadores portáteis e pelos veículos eléctricos da nova geração.

Também o chassis foi melhorado, com a diminuição de um quilograma, contribuindo também para o êxito a perícia da pilota, Ana Rita Lopes, uma estudante da Faculdade de Economia de Coimbra com 42 quilos de peso, e que se submeteu ao longo do ano a uma preparação teórica e de condução.

Na edição deste ano da Shell Eco-marathon Youth Challenge UK participaram 52 equipas de países como a França, Alemanha, Suíça, Itália e Espanha, com veículos de motor a gasolina, diesel, GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), E100 (100 por cento de Etanol), GTL (Gás To Liquid), na categoria FAME (Fatty Acid Methyl Ester = Biodiesel), na classe solar e de demonstração.

O Eco Veículo, é um projecto desenvolvido por professores e alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, em parceria com várias instituições. Serve para os alunos aplicarem na prática os conhecimentos académicos adquiridos, e para constatarem os resultados das opções tomadas, explicou Pedro Carvalheira.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário