quarta-feira, 14 de julho de 2010

Nove pessoas condenadas a penas de prisão por pesca ilegal ao atum

Quatro argelinos e cinco turcos, acusados de pesca ilegal ao atum em águas argelinas, foram hoje condenados a penas que vão de um a três anos de prisão, decidiu o Tribunal de Annaba.

Entre os quatro argelinos figuram dois altos responsáveis do Ministério da Pesca, condenados, cada um, a dois anos de prisão. Os outros dois argelinos, armadores, foram condenados a penas de três anos e um ano de prisão.

Os cinco turcos foram condenados, cada um, a dois anos de prisão.

O Tribunal de Annaba infligiu ainda duas multas que totalizam 15 milhões de euros e procedeu à apreensão do navio de pesca argelino e de três barcos turcos.

Os nove indivíduos foram julgados ainda por “contrabando”, “pesca não autorizada em águas territoriais argelinas”, “tráfico de influências e evasão fiscal”.

Os factos remontam a Junho de 2009, quando a Guarda Costeira identificou e arrestou quatro navios de pesca nas águas argelinas ao largo de Annaba, 600 quilómetros a Este de Argel. Um dos navios transportava 210 atuns vivos que, depois da investigação, se veio a descobrir que tinham sido transferidos entre várias embarcações.

Fonte: AFP

0 comentários:

Enviar um comentário