quinta-feira, 8 de julho de 2010

Portugal vai ter programa para o mar profundo


Compromisso Portugal vai ter até ao fim do ano um programa científico específico para o mar profundo, com verbas próprias e destinado a todas as áreas com ela relacionadas, da oceanografia à bioquímica, biotecnologia ou geologia e geoquímica. A ideia é aproveitar e potenciar a capacidade científica e os meios já existentes no País e estabelecer novas parcerias internacionais para aproveitar os recursos no fundo marinho português e com isso gerar riqueza e novo conhecimento. A decisão saiu do encontro Ciência 2010, que ontem terminou em Lisboa.

"Nos próximos meses, certamente até final do ano, teremos essa estratégia definida", adiantou ao DN o ministro da Ciência, Mariano Gago que, juntamente com o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, presidiu ontem à sessão Que Estratégia Científica para o Mar Porfundo? . Esta sessão encerrou uma sucessão de apresentações e de debates, ao longo dos quatro dias que durou o encontro Ciência 2010, sobre os diferentes trabalhos que estão a ser feitos pela comunidade científica portuguesa na área do mar profundo.

Ontem na sessão de discussão sobre a futura estratégia, e perante os dois ministros presentes, os cientistas sublinharam o crescimento exponencial das equipas e o know-how adquirido nos últimos 20 anos, e identificaram também várias fragilidades, que deverão ser tidas em conta, como notaram. Falta de tempo de navio para fazer investigação, necessidade de equipamentos, de novas parcerias internacionais e de partilha de dados são algumas delas. Os ministros tomaram nota.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário