quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vila Pouca de Aguiar - Operação conjunta salva jovem lobo ibérico


Uma operação conjunta de várias entidades regionais permitiu, a 17 de Setembro, salvar um juvenil de lobo ibérico que foi encontrado abandonado e muito fragilizado no concelho de Vila Pouca de Aguiar, na aldeia do Pontido.

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar envolveu o Parque Natural do Alvão, a GNR, a UTAD, o Grupo Lobo e a Montes de Encanto nesta acção de resgatar um lobo ibérico. O vereador Alberto Machado referiu que “este salvamento deixa-nos muito felizes porque o lobo é, para nós, um património inigualável”.

Na propriedade situada perto do local onde foi encontrado o animal, em estado subnutrido e assustado, foi realizada a imobilização da cria de lobo com o intuito de o transportar para a UTAD nas melhores condições e, desde logo, começarem os tratamentos necessários. A idade do lobo ibérico, ainda juvenil, deverá ser de mais de cinco meses. É consensual, entre especialistas presentes de diferentes organismos, que o seu destino será o de um centro de cativeiro, localizado na Malveira (Mafra). Certo é que, caso não se desenvolvesse esta operação conjunta, o destino deste animal selvagem, cuja espécie está em perigo, teria sido fatal.

A pedagogia feita junto da população também terá contribuído para o desfecho feliz deste caso, os responsáveis pelas entidades presentes acreditam que, como o processo foi conduzido, poderão vir a repetir-se mais acções de salvamento de animais selvagens. Na localidade do Pontido, muitos populares ainda têm bem presente a tertúlia que se realizou no Castelo de Aguiar sobre a preservação do lobo ibérico, e cuja responsabilidade colectiva dá sinais de começar a ser interiorizada e partilhada pela comunidade.

Fonte: Notícias de Vila Real

1 comentários:

Enviar um comentário