quinta-feira, 23 de setembro de 2010

«Um Rio com Ostras» em Setúbal, um produto de grande importância económica


Um Rio com Ostras” é o tema de uma iniciativa a realizar em Setúbal entre 27 de Setembro e 10 de Outubro, que dá a conhecer e a provar este produto de grande importância económica no Concelho.

O programa, organizado pela Câmara Municipal, pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade/Reserva Natural do Estuário do Sado e pela Associação Baía de Setúbal, assinala o Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27 de Setembro e que este ano tem como lema “Turismo e Biodiversidade”.

A ostra portuguesa, exemplo vivo de perda de biodiversidade, dá o mote às comemorações realizadas em Setúbal.

Ao longo de duas semanas, realiza-se a mostra gastronómica “Aqui há Ostras”, com a participação de cerca de uma dezena de restaurantes da cidade que incluem uma variedade de pratos com ostras nos respectivos menus.

Outro ponto alto do programa "Um Rio com Ostras” está agendado para 2 de Outubro. Durante este dia, um sábado, o Parque Urbano de Albarquel é palco de um conjunto de acções sob o tema “A Ostra Portuguesa – Recuperação de um Património”.

Esta temática é abordada numa palestra, que decorre entre as 10h30 e as 12h00, contando com a presença de diversos intervenientes.

Fernanda Pessoa, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Antunes Dias, biólogo, Sandra Joaquim e Francisco Ruano, ambos do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar, são alguns dos oradores convidados.

Uma demonstração de confecção de ostras é feita, às 15h00, pelo Chef António Alexandre, seguindo-se, durante a tarde, degustação de ostras e vinhos da região, música ao vivo e animação de rua.

Paralelamente, decorrem actividades como a exposição “Ostra Portuguesa – Um Rosário de Memórias”, com fotografias de Américo Ribeiro, que pode ser vista durante o dia.

Três modalidades de fitness inovadoras no País, desenvolvidas por técnicos da YMCA International, são também dadas a conhecer, a partir das 10h00, numa actividade inserida no projecto municipal “Activo dos 0 aos 100”.

“Por Este Rio Acima” é outra iniciativa proposta no programa "Um Rio com Ostras”, que consiste na subida do Sado até Alcácer do Sal, num antigo galeão do sal, marcada para dia 9, sábado, entre as 10h15 e as 19h30.

As inscrições são feitas através da operadora turística Troiacruze (265 228 482 / info@troiacruze.com/www.troiacruze.com)

As comemorações do Dia Mundial do Turismo terminam em tom de gala, a 10 de Outubro, com o encontro “Ostras e Champanhe – Jazz em Setúbal”, na Estalagem do Sado.

Num ambiente muito especial, criado por uma das mais belas panorâmicas da cidade, ao som do jazz, chefs de cozinha, inspirados na beleza do Rio Sado e nos produtos locais e regionais, apresentam diversas iguarias numa homenagem à Associação Baia de Setúbal.

"Um Rio com Ostras”, que tem o patrocínio da Águas do Sado, pretende sensibilizar para um efeito mobilizador em defesa da biodiversidade, neste caso da ostra, que esteve em vias de extinção na zona devido à pressão humana.

Fonte: Rostos

0 comentários:

Enviar um comentário