domingo, 31 de outubro de 2010

Áreas Protegidas ardidas foi menor que em 2009?

Segundo declarou a Srª Minista do Ambiente, no passado dia 21 de Outubro a área ardida nas áreas protegidas foi menor que em 2009, e quase desvalorizou as ocorrências com um subterfúgio dizendo que dos cerca de 20 mil hectares ardidos apenas uma pequena percentagem tinha sido em áreas prioritárias.

Nós ficamos um pouco confusos já que julgávamos que todas os Parques e Reservas do nosso país eram áreas prioritárias!

E alguém já disse à ministra o que são habitats e redes ecológicas e qual a importância do continuum natural?

Falou também a Srª Ministra que os concursos para Vigilantes da Natureza iam avançar já que esta é uma área prioritária.

Acontece que a ministra confunde as coisas: primeiro o concurso só avança porque durante um ano os candidatos a VN ganham próximo do salário minimo enqiuanto estagiários e não há lugar a negociação de salário, condição presente no despacho que congelou os concursos; segundo, este concurso obedece ao principio do descongelamento de quotas próprias que o icnb não utiliza desde 1998!!! foi este o ano em que se realizou a última admissão de vigilantes e desde aí perderam-se mais de 30 VN com as saidas ; terceiro a ministra anuncia um paliativo já que se faz um concurso de apenas CINCO lugares, para colocar VN a trabalhar sózinhos em áreas como o Parque Natural do Douro Internacional ou o PN do Tejo Internacional!

Por ùltimo, a maior confusão da Srª Ministra é confundir Vigilantes da Natureza, quer seja no ICNB, nas CCDR ou nas ARH, com sapadores florestais, guardas florestais ou bombeiros e somente se lembrar destes profissionais no final do verão, para justificar a área ardida nas Áreas Protegidas.

Para memória futura vale a pena ver a ligação  http://www.google.com/url?sa=X&q=http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/tvi24-incendios-area-protegida-ambiente-ministra-dulce-passaro/1200995-4070.html&ct=ga&cad=:s7:f2:v0:d1:i0:lt:e0:p0:t1287674390:&cd=-arZ7TmvnSs&usg=AFQjCNEvemeTe5QFlDEUiiuxppbu0trkXQ

0 comentários:

Enviar um comentário