terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vigilantes da Natureza da Madeira comemoram dia nacional - 2 de Fevereiro


   Os Vigilante da Natureza assinalam, no dia 2 de Fevereiro, o seu dia nacional. Na Região, a data será comemorada, na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, com uma conferência de imprensa , no final da qual será servido um 'Madeira de honra' para os convidados. Está prevista a presença do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, e do director do Serviço do Parque Natural da Madeira, Paulo Oliveira.


No átrio de entrada da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior Funchal, vai estar exposto um leque de exposições do património natural regional. "Nesse dia os profissionais congratulam-se de ter cumprido o seu dever, de ter estado sempre disponíveis para a conservação do nosso património natural, sempre disponíveis para prestar a melhor informação, sempre disponíveis para estar junto das populações", lê-se na nota de imprensa.

"2010, foi um ano marcado por vários fenómenos naturais, muito destes foram autênticas catástrofes, originando perdas de vidas humanas e graves danos ao equilíbrio da natureza. A Madeira não fugiu a esses acontecimentos, a 20 de Fevereiro sentimos na pele os efeitos devastadores da mãe natureza provocada pela humanidade e já em Agosto a natureza foi assaltada pelo homem no incêndio florestal que devastou grande parte da nossa serra, nestes momentos o corpo de Vigilantes da Natureza esteve ao nível das suas responsabilidades, intervindo de acordo com as capacidades físicas e materiais, desenvolvendo um trabalho de auxílio, de apoio, de cooperação e de restauro, tal como à posterior na recuperação dos habitats."

Para além desse contributo, sublinha a Associação de Vigilantes da Natureza da Madeira, o o corpo de vigilantes "executou várias tarefas em outros tantos projectos de recuperação e protecção das espécies endémicas de acordo com os planos preparados e desenvolvidos pelos Serviços do Parque Natural da Madeira". No contexto da informação e educação ambiental e de acordo com as directrizes do SPNM, que apostou fortemente nesse sector das nossas competências, realizou-se um trabalho marcante, do qual pensamos ter sido bem sucedido.

Durante a manhã do dia 2 de Fevereiro, os vigilantes da Natureza da Madeira vão estar reunidos para analisar as propostas do Governo da República e da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) para a constituição da nova carreira e apresentar o seu contributo de acordo com as especificidades da Região."

Uma profissão ainda jovem, mas com grande peso e responsabilidade, contribuindo para a protecção e conservação da natureza, a nível local, mas com pensamento global, requer um esforço nacional na aposta desta categoria profissional. Neste sentido a Associação de Vigilantes da Natureza da Madeira, associa-se em apoio à Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, na contribuição que possa dar para a resolução na estruturação da nova carreira profissional, que a Lei 12-A/2008 de 27 de Fevereiro, assim o exige."

Fonte: DN Madeira

0 comentários:

Enviar um comentário