domingo, 13 de março de 2011

Florestas precisam de mais 500 Vigilantes da Natureza


    Poucos Vigilantes da Natureza


    Portugal tem 230 Vigilantes da Natureza no continente e regiões autónomas, mas precisa de mais 500 para fazer frente às necessidades do território. O alerta é do Presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, que critica a falta de recursos no sector, que impede os profissionais de fazerem um “trabalho sério com tão pouca gente”, censura Francisco Correia.



Comparação com Espanha

Só em Espanha existiam o ano passado 6 mil Vigilantes da Natureza segundo os dados revelados pelo dirigente da Associação, que usa o exemplo do país vizinho para criticar o Governo Português. Francisco Correia denunciou ainda que o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade tem 121 Vigilantes da Natureza, estando os restantes ao serviço das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, das Regiões Autónomas e das Administrações das Regiões Hidrográficas.



Madeira

O arquipélago da Madeira é o único caso que a Associação aponta como um “exemplo equilibrado” entre número de Vigilantes da Natureza e área a vigiar – 35 contratados e mais 4 em admissão.



Missão

Conhecidos fundamentalmente por vigiarem zonas de risco de fogos florestais, os Vigilantes da Natureza desempenham também funções de fiscalização de focos de poluição, cortes de árvores, captura e tráfico de espécies, monitorização e primeiros socorros a animais, bem como acções de educação ambiental nas escolas.


KC

Jornal i

1 comentários:

  • Es gibt genug Leute, die diese Aufgabe gern übernehmen- auch freiwillig- aber es fehlt die Unterstützung durch die Bürgermeister und noch mehr von den Mitbewohnern. Die meisten sind Ausländer, die sich hier in Portugal für den Tier- und Naturschutz arrangieren. Und die haben nichts zu sagen...Schade

    25 de abril de 2011 às 16:58

Enviar um comentário