segunda-feira, 16 de julho de 2012

FireProtection – Protecção de carros nos incêndios florestais


   Um projeto português, da Guarda (Gouveia)!

   No período de Julho a Setembro (Fase Charlie de incêndios florestais) é triste e lamentável ver a quantidade de noticias sobre os fogos que assolam o nosso País. Além do mato, habitações e outros bens das pessoas, os bombeiros e os seus respectivos meios de combate aos incêndios estão também em constante perigo.
No que se refere aos veículos de combate a incêndios, um bombeiro português desenvolveu um dispositivo capaz de extinguir o incêndio em redor da viatura, protegendo os elementos e a própria viatura. Vamos conhecer o projecto FireProtection
O projecto FireProtection foi desenvolvido pela bombeiro de Gouveia Sérgio Cipriano, estudante no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e administrador do portal bombeiros.pt, em colaboração com a empresa Mangualdense Bruno Pessoa.
FireProtection é um dispositivo capaz de monitorizar a temperatura exterior de um veículo em missão de combate a incêndio florestal. Caso essa temperatura exceda os parâmetros pré-programados, o dispositivo será capaz de agir autonomamente em defesa do veículo e dos respetivos combatentes, acionando uma motobomba que conectada a um sistema “springler” possibilitará extinguir o incêndio em seu redor protegendo os elementos e a viatura.
Perante este cenário, o dispositivo notificará a central de telecomunicações e/ou o comandante das operações no terreno, informando-os do nível de risco e dando-lhe as coordenadas GPS, permitindo assim, o envio de meios em auxilio ao acidente.
O dispositivo para além das mais-valias apresentadas, será suportado por um Software que é capaz de identificar com precisão um veículo num mapa cartográfico, tendo ainda a possibilidade de imobiliza-lo em caso de roubo e enviar alertas para a central de telecomunicações em caso de capotamento da viatura.
Este projeto é motivado pelo facto de nos últimos 10 anos morrerem em Portugal 67 bombeiros em missões de socorro, vinte dos quais, em combate a incêndios florestais (Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal, edição de Maio de 2012). Estes acidentes estão associados à imprevisibilidade a que estão sujeitos os agentes de proteção civil, quando estes operam em combate a incêndios florestais. No entanto, dado ao elevado risco a que estes elementos estão sujeitos, não existe nenhum mecanismo autónomo que os coloque em segurança, por outro lado, que evite a perda total de veículos que todos os anos ardem em Portugal e no resto da europa.
Este projeto visa assim desenvolver uma solução capaz de agir autonomamente em defesa do veículo e dos respetivos agentes de proteção civil, que após a  monitorização de uma temperatura anormal no seu exterior do veículo, aciona uma motobomba ao mesmo tempo que notifica a central de telecomunicações dos riscos adjacentes.
O projeto encontra-se neste momento em fase de testes e patenteamento, procura financiamento para a sua conclusão e entrada no mercado.
O dispositivo que pode salvar a vida dos combatentes e os veículos de arder num incêndio florestal (que podem custar mais de 100.000 euros) terá um custo residual de 1.600 euros.
O sistema ficou em segundo lugar no concurso regional de inovação e empreendedorismo promovido pelo Instituto Politécnico da Guarda.

Fonte: Pedro Pinto/Sapo

0 comentários:

Enviar um comentário