quarta-feira, 11 de julho de 2012

DIA MUNDIAL DOS GUARDA-PARQUES - Comemorar e Celebrar

[ Ranger [ Naturoppsyn [ Garde Moniteur [ Game Guard [ Nationalparkbetreuer [ Guardaparques [ [ Naturwejleder [ Neach curaim na duthcha [ Naturwacht [ Boswachter [ Guardiaparco [ Gozdar [ [ Gajowy [ Termeszetvedelmior [ Ceiwad [ Conservator [ Game Ranger [ Roje [ Miskininkas [ [Warden [ Natur und Landschaftspfleger [ Vigilantes da Natureza [ Guardarecurso [
¿ O que é o Dia Mundial dos Guarda-Parques?
Este dia celebra-se a 31 de julho de cada ano. É o dia em que homenageiam os Guarda-Parques falecidos no cumprimento das suas funções. Também é o dia em que se celebra o trabalho dos Guarda-Parques, que mantêm e protegem os tesouros naturais e culturais de todo o mundo. O Dia Mundial dos Guarda-Parques é promovido pelas 54 Associações de Guarda-Parques filiadas na Federação Internacional de Guarda-Parques, pela The Thin Green line Foundation e pelos indivíduos que apoiam o trabalho dos Guarda-Parques e de ambas instituições. O primeiro Dia Mundial de Guarda-Parques celebrou-se em 2007, ao cumprir-se o 15° aniversario da fundação da FIG.
¿Como posso celebrar este dia?
Pode faze-lo de várias formas: · Acendendo uma vela e aguardando um minuto de silencio em nome dos guarda-parques que faleceram no cumprimento do dever. Usar uma braçadeira verde em sua memória. · Plantar uma árvore como memória viva dos guarda-parques que foram assassinados ou feridos. · Mostrar ao público o documentário “La Delgada Línea Verde”, que mostra o trabalho dos guarda-parques em vários países. · Passar algum tempo com os visitantes ou sócios para falar sobre a importância do trabalho dos guarda-parques. · Realizar um evento público na sua área protegida ou próximo, sobre o trabalho dos guarda-parques na sua área e no mundo. · Realizar uma reunião com as gentes da sua comunidade, sócios ou grupos de apoio da AP, sobre o papel dos guarda-parques e da FIG. · Falar do tema numa escola para aprofundar o interesse dos jovens na conservação da biodiversidade e na protecção das áreas protegidas. · Convidar um guarda-parque de outro país ou de outro parque para trabalhar consigo. · Reunir-se com os colegas e as chefias para discutir o tema. · Escrever um artigo num jornal local ou participar num programa de rádio sobre o trabalho dos guarda-parques na manutenção do património cultural e natural das áreas protegidas. · Atribuição de um Prémio a um guarda-parque, que tenha dado um grande contributo para a área protegida, para a associação de que é membro ou para a FIG. · Realizar lobby ao nível governamental para que se oficialize este dia. · Mas acima de tudo divirta-se e desfrute do nosso papel como protectores dos tesouros naturais e culturais do mundo!
¿Como outros celebraram em 2011?
· Guarda-parques do Parque Nacional Kiskunság da Hungria, proporciona visitas guiadas aos visitantes, assim como uma pequena exposição e um painel com informação. · Guarda-parques do Parque Estatal de Anza Borrego na Califórnia foi o anfitrião de uma exibição de "Uma historia de Parques Estatais da Califórnia”. Além disso promoverão acções de formação da sua congénere, a Reserva Natural Ikh Nart Chuluu, na Mongolia. · Os voluntários da Volontari Europa Italia D', um Membro Associado da FIG, fez um minuto de silencio para recordar os guarda-parques mortos no cumprimento do dever. · A Associação de Guarda-parques de Queensland, realizou um jantar de angariação de fundos. · O Conselho das Associações de Guarda-parques da Austrália publicou um comunicado de imprensa. · Os Guarda-parques do Parque Nacional de Dartmoor, no Reino Unido colocaram uma faixa no Paignton Zoo.
Não podemos fazer nada para devolver a vida aos guarda-parques mortos, mas podemos honrar a sua memória e assegurar que o seu sacrifício não será esquecido.

0 comentários:

Enviar um comentário