terça-feira, 14 de agosto de 2012

Espanha: Botânicos estudam ciprestes resistentes às chamas


    Uma imagem dos incêndios florestais ocorridos em Julho passado, nos arredores de Valência, Espanha, está a agitar os botânicos. No meio de cinzas, uma “ilha” de ciprestes mediterrânicos escapou às chamas após um fogo que durou cinco dias e durante o qual arderam 20.000 hectares de floresta.

A imagem mostra uma “ilha” verde com 9.000 metros quadrados, onde 946 ciprestes com 30 metros de altura continuam intactos. Os tojos, carvalhos, entre outras espécies, não tiveram a mesma sorte, mas o fogo de alguma forma ignorou aquele grupo de árvores.

Esta “ilha” esteve exposta às mesmas condições adversas que as árvores vizinhas: um ano de baixa pluviosidade, temperaturas sempre superiores a 30ºC, baixa humidade e ventos a 50 km/h. Contudo, só 12 das 946 árvores apresentam sinais de início de combustão.

Este mistério está a desencadear novamente o debate sobre a regeneração das comunidades vegetais e a utilização de determinadas espécies como barreiras para os incêndios.

O cipreste mediterrâneo é uma espécie que tem muita facilidade em captar e armazenar humidade.

“O ensobramento provocado por esta espécie faz com que cresça pouca vegetação arbustiva no solo. Assim existe pouco combustível para arder”, explicou Domingos Patacho, da associação ambientalista Quercus. “Alguns planos de ordenamento das florestas já incluem esta espécie para contenção de fogos”, acrescentou.

Esta resistência tem incentivado a possibilidade de utilização desta espécie como um aliado para combater as chamas. Uma árvore para salvar outra.

Em Portugal, os sobreiros partilham também algumas destas características. “A cortiça é muito resistente ao fogo. Apesar da folhagem de muitos arder, como aconteceu há pouco no Algarve, as árvores não morreram, na maioria dos casos”, sublinhou.

Fonte: Fábio Monteiro/Público

0 comentários:

Enviar um comentário